Tudo sobre Júpiter

Júpiter, também conhecido como Grande Mancha Vermelha, é o maior planeta do sistema solar, em relação ao sol, ele se localiza na quinta posição entre Júpiter e o planeta Terraos planetas. É um planeta que possui anéis primariamente feitos por poeira. Ele é 11 vezes maior que a Terra e em relação ao seu diâmetro, ele supera a massa terrestre em 318 vezes.

Envolvido por uma região envoltória – que se chama magnetosfera – constituindo a parte exterior da atmosfera de um astro, controlando o campo magnético e eletrodinâmico da atmosfera ionizada e de plasmas.

Formado por pó e gás hidrogênio, Júpiter é um planeta gasoso – junto a Saturno, Netuno e Urano- , que passa por uma modificação retardada. Sua atmosfera é constituída por 86% de hidrogênio metálico, gás hidrogênio e hidrogênio líquido. Ele é quarto o planeta mais luminoso do planeta, fica atrás somente do sol, da lua e de Vênus.

* Seu período de rotação equivale a 9 horas, 55 minutos e 30 segundos;

* Sua temperatura é de 140 Kelvin;

* Seus raio equatorial mede cerca de 71.0398 quilômetros;

* Tem um total de 16 satélites conhecidos.

Júpiter e seu anel de poeira.
Júpiter e seu anel de poeira.

Possui uma esfera oblata pela rapidez com que gira ao redor do sol. Seus principais compostos são o hidrogênio e o hélio. Por conter diversas faixas em várias latitudes, Júpiter sofre com inúmeras tempestades onde as faixas se encontram. Coberto por nuvens de cristais de amônia, localizando-se na tropopausa.

1831

Júpiter foi descoberto e estudado em aproximadamente 1831 .

2000

Em 2000, foi encontrado uma nova característica atmosférica que provavelmente formou-se no hemisfério sul, e aparenta-se muito com a Grande Mancha Vermelha, só que é um pouco menos em tamanho.

A Terra supera Júpiter de 398,9 dias a 398,9 dias em relação ao orbitar ao redor do sol  – que é chamado de período sinódico. Aqui da Terra é possível ouvir ruídos do campo magnético de Júpiter, de tão grande que ele se torna em relação até mesmo ao seu tamanho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.