Composição do ar

O ar é formado por gasesmicro-organismos, vapor d água e impurezas.

Os gases presentes na composição do ar são:

*  Oxigênio: 21%;

* Gás Carbônico: 0,03%;

* Gases Nobres: 0,091%;

* Nitrogênio: 78%.

A quantidade de vapor d água, das impurezas e dos micro-organismos  dependem do clima, da poluição  e dos ventos.

Composição do ar
Composição do ar na atmosfera.

O Nitrogênio é o gás mais presente na composição do ar – com 78% -, sua fórmula química é a N2 – uma molécula de nitrogênio formada por dois átomos de nitrogênio. O único ser vivo que absorve componentes do nitrogênio é a bactéria que se encontra nas plantas leguminosas. Ao nitrogênio penetrar no solo, as bactérias o absorvem, utilizando o gás para produção de proteínas.

O Oxigênio possui cerca de 21% da composição do ar, sua fórmula química é a O2. Responsável pela respiração e pela queima de alimentos para reproduzir energia ao corpo.

Os Gases Nobres possuem apenas 0,091% da composição. É dividido em seis gases: Hélio, Criptônio, Xenônio, Neônio, Radônio e Argônio. São utilizados pelos serem humanos para flash fotográfico, em letreiros luminosos, para encher balões, no interior de lâmpadas e para apararelhos de tratamento de pessoas com câncer.

O Gás carbônico tem apenas 0,03% da composição, sua fórmula química é a CO2. Esse gás e absolutamente necessário para a fotossíntese das plantas – juntamente com a luz solar – produzindo-se assim energia e glicose.

Há muita quantidade de Micro-organismos na atmosfera, eles são responsáveis por doenças como gripe, tuberculose e tétano. Alguns ajudam na fabricação de antibióticos e outros no processo da transformação do leite em qualhada.

As impurezas, tais como a poeira e a fumaça são responsáveis por causar sérios danos ao sistema respiratório – principalmente a fumaça.

O vapor d água vem da evaporação das águas dos mares, rios e lagos, pela respiração dos seres humanos, pela transpiração das plantas e por dejetos de animais. Sua principal função é ajudar na formação das nuvens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.