Transmissão da tuberculose pulmonar

A Tuberculose é um doença infecto-contagiosa que é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como Bacilo de Koch. A doença ataca os pulmões, mas pode se espalhar para outros órgãos como osso, rins, meninges, etc. Essa doença pode ficar muitas muito tempo alojada sem se desenvolver, mas ainda sim é transmissível. A forma de transmissão da doença dá-se através de gotículas de saliva que são expelidas pela boca quando falamos, tossimos ou qualquer coisa característica.

tuberculose é transmitida pelo ar por pessoas infectadas
pulmões diagnosticados com tuberculose
foto: reprodução

Sintomas

Entre os sintomas de tuberculose podemos citar:

  • Tosse por mais de duas semanas.
  • Tosse com secreções.
  • Febre.
  • Sudorese.
  • Cansaço.
  • Dor no peito.
  • Falta de apetite.
  • Emagrecimento.

Quem estiver com esses sintomas deve apresentar imediatamente á um posto de saúde e ser colocado em quarentena e tratamento. O Brasil foi um dos países que mais sofreram com a doença. É preciso lembrar que o ambiente pelo qual o doente passou ou o habita, há uma grande probabilidade de estar  infectado.

 Diagnóstico

O diagnóstico mais comum é feito pelo baciloscopia do escarro, que basicamente recolhe uma amostra da secreção expelida e através de uma analise é diagnosticado o problema. Outras formas são feitos por exame radiológico onde, através de uma radiografia do tórax, o médico identifica o problema e finalmente a prova tuberculínica (PT) que é um exame laboratorial das células.

Tratamento

O tratamento dura seis meses e é feito através remédios de ingestão oral. São usadas a pirazinamida, isoniazida e rifamicina. Nos dois primeiros meses o paciente usa as três tipos de remédios e a partir do terceiro mês apenas isoniazida e rifampicina. A doença não se torna contagiosa quando está em tratamento, as drogas irão agir diretamente nas células impedindo o desenvolvimento da mesma.  Os medicamentos devem ser usados diariamente e sem falhas até o fim do tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.