Tênis de mesa: como jogar, contagem de pontos e regras

O tênis de mesa é um dos esportes mais populares do mundo. Foi criado na Inglaterra no século XIX e chegou ao Brasil no século XX.

Para jogar o tênis de pesa ou o ping-pong, não era necessário que se possuísse todos os equipamentos que são vistos hoje. Uma fileira feita reta com qualquer objeto, uma bolinha de garrafa ou de desodorante e dois objetos que consigam arremessá-la já é o suficiente para começar a jogar!

Pela sua facilidade de expansão, várias empresas inovam diariamente o acervo de produtos relativos ao esporte para chamar a atenção dos praticantes e para introduzir mais pessoas a esse meio.

O jogo

O jogo é realizado com disputas de 2 participantes. Os torneios nacionais normalmente possuem 5 sets e os internacionais 7 sets, onde o jogador que mais ganhar partidas vence o jogo. Para vencer a partida o jogador precisa fazer 11 pontos sobre o adversário.

O início da partida se dá com o saque – e todas as jogadas também – do participante que venceu a última partida.

O jogo pode ser individual ou em dupla.

Tênis de mesa

Como jogar

O jogo é realizado com sequências de ataques de defesas.

O serviço é realizado sempre colocando a palma da mão que está vazia e aberta em cima da mesa. A bola é lançada ao ar e com a raquete na outra mão bate-se verticalmente até o campo do adversário. Nos jogos em duplas, o serviço deve ser realizado sempre em diagonal.

Será ponto sempre que o adversário:

* Tocar com a mão livre a mesa;

* Fizer um serviço irregular;

* Tocar na bola antes dela bater na metade da mesa;

* Não conseguir uma bola de resposta;

* Tocar na rede ou a fazer oscilar.

Os sets são destinados de acordo com as regras e regulamentos. É imprescindível que todos sejam de número ímpar.

No final de cada jogo os participantes devem trocar de campo e em caso de desempate – que vence primeiro quem abrir uma vantagem de 2 pontos – eles terão que realizar essa troca depois de dez pontos marcados por qualquer um dos participantes. Nos serviços também ocorrem mudanças a cada 5 pontos realizados pelos jogadores. No caso de um jogo com duplas, os servidores são trocados sempre que essa pontuação acontece.

Área de jogo

A área do jogo deve ter 7 metros de largura, 5 metros de altura e 14 metros de comprimento. Os separadores devem possuir de 1,5 metros de comprimento a até 0,75 metros de altura.

Equipamentos

* Mesa: 2,74 metros de comprimento, 1,52 metros de largura e 0,76 metros de altura;

* Rede: 15,25 centímetros e tem que se prolongar 15,25 centímetros para fora de cada lado da mesa;

* Bola: feita de plástico, similar ou celulóide, 40 milímetros de diâmetro, 2,74 gramas;

*  Raquete: 85% deve ser composta de madeira natural e sua superfície deve ser plana e rígida. Elas são vendidas com vários pesos, tamanhos e formas, varia do gosto do jogador.

A bola deverá bater sempre na parte da raquete que é coberta de borracha.

Curiosidade

Em relação a campeonatos disputados em todo o mundo, o país símbolo de títulos de tênis de mesa é a China, que possui atualmente cerca de 24 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos desse esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.