Aniversário da cidade de Belo Horizonte e feriado

A cidade de Belo Horizonte, município brasileiro representa a capital do estado de Minas Gerais, compondo a Mesorregião Metropolitana e a Microrregião, entro de uma área de aproximadamente 330 km². A região localizada ao sudeste do país, possui uma extensa história de evolução econômica, educacional, cultural e política. Somente no níveis de PIB – Produto Interno Bruto, é o estado com o terceiro maior do Brasil.

A capital é cercada pela Serra do Curral, onde se vê uma verdadeira moldura natural, com paisagens quase intocáveis. Apesar de a mesma ter sido planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado, substituindo portanto, a colonial Ouro Preto, com enorme influência do positivismo é considerada como referência histórica, marcada por inúmeros eventos como a Inconfidência Mineira e outros movimentos levantados contra a colonização portuguesa. Atualmente, a cidade é vista como palco de eventos e investimentos de âmbito nacional e internacional.

Monumento de Belo Horizonte
Em 2013, a cidade completa 116 anos de fundação.

São realizados grandes eventos, desde congressos, convenções, feiras, eventos técnico-científicos e exposições. Além disso possui ampla aquisição da implantação de empresas e indústrias de grande porte, sem contar com o grande número de artistas que que a região tem exportado para o Brasil e o mundo, desde TV, teatro e no mundo da música. A cada, nota-se o crescimento dos níveis de ocupação da rede hoteleira, e a área de turismo em geral.

Quem de cide viajar até a capital mineira Belo Horizonte, pode se orientar também pela lista de feriados que são comemorados e mantidos na cidade. São respeitados quatro feriados municipais, definidos por Lei, oito feriados nacionais e cerca de três pontos facultativos. Os feriados municipais são a Sexta-Feira Santa, que ocorre sempre em março ou abril, Corpus Christi, quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, ambos também seguem repercussão nacional e o dia da Imaculada Conceição, tida em 8 de dezembro.

Ainda existe o dia de Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de agosto comum a cidade de BH e o dia de aniversário de sua fundação, dia 12 de dezembro. A cidade foi inaugurada neste dia no ano de 1897, e ainda tinha o nome de Cidade de Minas, somente depois foi alterado para Belo Horizonte. Nessa data tão especial, sempre se realizam várias programações para que a comunidade também participe e celebre a comemoração de mais um de emancipação. São feitos festivais em diversos locais da cidade, Missa em Ação de Graças, ente outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.