Tempo do Jogo de Basquete e Outras Regras

1891

Em 1891 foi inventado o basquete nos Estados Unidos pelo professor de Educação Física da época, o James Naismith, com a intenção de estimular os alunos a um alto nível de pensamento lógico e rápido. Por ter sido realizado com sucesso, o esporte foi aderido como esporte olímpico.

Para ser realizado uma partida, é necessário que se tenha duas equipes, cada uma composta por 5 jogadores e 7 reservas, onde jogarão 2 partidas, cada uma com 20 minutos – em alguns lugares dos EUA o tempo de jogo pode vir a mudar para maior desenvolvimento do jogo.

A organização que cuida de todas as partidas de equipes de basquete profissional é a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol). Os principais ícones estadunidenses dessas competições são encontrados no NBA.

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é colocar a bola no cesto da esquipe adversária, marcando pontos ao longo dos 40 minutos do total da partida. Vence a equipe que mais marcar pontos.

No basquetebol, são utilizados 3 tipos de posições para os jogadores, tais como o armador, o ala armador e o ala pivô.

Principais informações do regulamento da FIBA

Basquetebol

* Duas equipes de 5 jogadores e 7 reservas;

* Início do jogo indicado pelo árbitro;

* O jogo terá quatro períodos, sendo de 10 minutos cada, exceto para o NBA, que durarão 12 minutos;

* Um jogador não pode ficar por mais de 5 segundos nas mãos sem driblar ou fazer um passe;

* As faltas poderão fazer com que o jogador seja retirado da partida, abrir vantagem de pontos para o time adversário, fazendo com ele ganhe penalidades, além de poder ganhar alguns lances livres.

Os principais fundamentos do jogo são os passes, que acontecem de várias formas e depende unicamente da situação do jogo e da posição dos jogadores. Os principais movimentos feitos na partida são o passe peito, passe ombro, passe picado, passe gancho, os dribles, os arremessos, os lances livres e os rebotes.

Para obter um bom resultado no jogo, é necessário que se tenha bons jogadores e que toda a equipe esteja e seja muito bem entrosada.

Outro fator essencial para uma boa partida, é que todos os componentes de marcadores, árbitros, operadores e cronometristas tenham um bom conhecimento em relação as regras e muita atenção a avaliar cada movimento feito dentro da quadra para que o jogo seja justo para ambos times.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.