Tempo de endurecimento do concreto

O tempo de endurecimento do concreto é um dos processos essenciais na construção civil, pois se for realizada de forma inadequada o mesmo pode acabar enfraquecendo e colocando em risco toda a estrutura. Há vários métodos para o endurecimento do concreto, mas é necessário saber que o concreto está sujeito a todas as condições do ambiente.

Concretagem de um reservatório
O processo de endurecimento de concreto deve ser realizado de maneira adequada. Caso não seja realizado de maneira correta, toda a estrutura erguida fica comprometida. (foto: reprodução)

É preciso saber como manter a umidade do concreto, caso a massa não passe pelo processo adequado, a mesma pode acabar não tendo as propriedades para a obtenção do endurecimento de sua estrutura. O endurecimento deve ser iniciado imediatamente após o termino da aplicação da massa, o tempo de secagem vai depender da quantidade e da forma em que for aplicada. Por exemplo, se a massa  do concreto for aplicado de forma horizontal levará menos  tempo para endurecer, quatro horas no máximo. Enquanto na vertical pode levar mais tempo.

Tempo de endurecimento

O tempo de secagem vai variar de acordo com tipo de cimento que será utilizado e da quantidade de água que será utilizada. Há alguns anos atrás uma tabela foi criada para definir o tempo de secagem, veja abaixo.

tabela de cura
Tabela tempo de secagem do concreto. (foto: reprodução)

Métodos para endurecimento

Existem vários métodos de endurecimento, eles não se diferenciaram tanto, mas alguns podem ser mais eficientes e rápidos. É importante lembrar de não deixar fissuras e não deixar que o concreto perca a umidade, veja quais os métodos mais usados.

  • Endurecimento úmido: consiste em manter a superfície do concreto sempre úmido, muitas vezes com aplicação manual ou até mesmo deixar o concreto completamente imerso na água para evitar que a água evapore.
  • Aplicação de papel: esse é o método mais usado e consiste em colocar pedaços de papel, como sacos de cimento vazios, algodão, outros tecidos ou até mesmo areia com uma espessura de 3 cm a 5 cm junto ao concreto, todos umedecidos.
  • Uso de lonas: muitas vezes  lonas são colocados para evitar que a umidade baixe, também é comum usar pedaços de pano.
  • Endurecimento Químico: um produto químico é usado para formar uma camada superficial, essa camada evita que a água evapore. Esse método é pouco utilizado.
  • Endurecimento térmico: esse é o melhor e mais eficiente método, geralmente usado por grandes construtoras, consiste no aquecimento do concreto feito por câmaras, usado principalmente em concreto pré moldado.
impermeabilizando o concreto
Endurecendo o concreto. (foto: reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.