Sugestão de ceia para natal

Árvore de Natal
O Natal é muito apreciado no ocidente.

O Natal  está chegando e muitas pessoas já estão aproveitando os supermercados para comprar os itens necessários para a festa. A ceia natalina, sempre farta e repleta de elementos diferentes do dia a dia, compreende um universo de união e companheirismo, abarca o espírito natalino, a sofisticação na decoração e a alma da comemoração, seja religiosa ou meramente costumeira.

A ceia de natal pode ser um desafio para muitas pessoas justamente por toda essa carga de expectativa que é atribuída a ela. A pressão de agradar os convidados que esperam essa parte com fervor acaba deixando os anfitriões da festa preocupados.

Mas não tenha medo! Você pode fazer uma ceia natalina farta e agradável combinando diferentes tipos de pratos e tira gostos e utilizando a criatividade na decoração.

A começar pela decoração, existem várias formas de decorar sua mesa para as festividades natalinas. Há quem prefira do tradicionalismo, outros algo mais moderno e arrojado e ouros arriscam-se na originalidade de suas ideias. O importante é que se crie o efeito de paz e harmonia sem perder a cara de natal, e que você se sinta feliz com o resultado.

O primeiro passo é identificar os elementos natalinos. Você pode utilizar das estrelas, bolas, fitas, laços, árvores pequenas e grandes, caixas de presentes e das cores verde, vermelho, branco e dourado como peças chave para sua decoração. A decoração não precisa necessariamente ser gigantesca – e é até bom que não seja. Pequenos elementos e combinações podem muito bem enfeitar uma mesa e a sala e deixar tudo com outra cara.

A decoração também pode apresentar elementos simples mas que façam a diferença e consigam ótimos resultados. Você pode simplesmente incorporar itens parecidos com os que enfeitou a casa na mesa. Ou fazer um grande arranjo no meio com coroas de folhas, bolas de natal, fita, velas e elementos dourados. O pano de mesa pode ser simples e você pode colocar tiras de pano com temas natalinos para dar um ar de sofisticação. Usar laços e panos para envolver os talheres também é uma boa pedida, ou enfeitar uma garrafa de vinho com um laço vermelho. A decoração pode sair entorno de R$ 200,00.

Por último, deve-se escolher os pratos da ceia. O ideal é que sua ceia tenha pratos diferentes e bonitos. Isso é que vai deixa-la especial e única, coisa que não se vê todos os dias. Separei uma lista de pratos tradicionais do Natal que sempre fazem sucesso entre os convidados. As receitas são fáceis de achar em sites de culinária. Mas lembre-se: nunca é tarde demais mais inovar. A ceia de Natal pode sair por R$ 350,00 incluindo pratos doces e entradas.

Peru de Natal: Geralmente bem temperado e recheado. Servido em uma travessa ou recipiente enfeitado com frutas e folhas.

Tender Califórnia: Também temperado, geralmente servido com a metade ou um terço já fatiado e enfeitado com cravos em cima.

Bolinhos de Bacalhau: Podem ser utilizados como tira gostos junto com as frutas e petiscos antes da ceia ou compor a mesa principal. Geralmente não precisam de enfeites.

Arroz com ameixas, palmito, uva passas, presunto: Um prato comum como arroz pode ficar totalmente diferente quando adicionados alguns itens a mais.

Fricassé de frango: Saboroso e apreciado por grande parte das pessoas. Geralmente enfeitado com batatas palha e três pequenas folhas.

Salada de Maionese com salmão defumado: Uma ótima opção para maionese e salada. O salmão deixa o prato com gosto mais exótico e diferente e o próprio prato  já dispõe de beleza. Para enfeitar, basta algumas folhas, rodelas de abacaxi e ameixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.