Solstício de Verão significado e explicação

O termo solstício tem sua origem do latim solstitius que significa “ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar”, fazendo então uma junção de sol + sistere (parado).

Assim, denomina-se Solstício de Verão como um fenômeno da astronomia que marca o início da estação Verão, onde o hemisfério Sul fica inclinado aproximadamente 23,5º na direção do Sol.

O Solstício de Verão normalmente acontece no dia 21 ou 22 de Dezembro. É considerado como o dia mais longo do ano, tendo a sua noite como a mais curta (em termos de iluminação por parte do Sol). Nesse momento, a radiação solar incide de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio.

Solstício
Solstício (Foto: Reprodução)

Esse fenômeno se decorre devido a rotação e translação do planeta Terra. Através desse processo é que são dadas as estações do ano, onde a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios.

Tendo em vista esses conceitos, podemos dizer então que quando é Inverno no Brasil (hemisfério sul), é Verão em Portugal (hemisfério norte).

Curiosidade

O Solstício de Inverno se dá quando a luz do sol não incide com tanta intensidade no hemisfério, por isso as estações se fazem diferentes e totalmente opostas uma das outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.