Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas foi o período entre lutas armadas que ocorreu no estado de Minas Gerais entre os anos de 1707 á 1709, que envolvia povoados portugueses e imigrantes de várias outras regiões do Brasil ou chamados de bandeirantes paulistas e emboabas.

Causas

Esse confronto teve sua causa principal a descoberta do território brasileiro e suas conquistas de poder dos produtos naturais encontrados nas diversas áreas do país, tal como o ouro, que é o foco principal desse embate.

Guerra dos emboabas

O início desse processo se marcou então pelo grande interesse nas minas de ouro que existiam em Minas Gerais, onde os paulistas afirmavam que eles quem haviam descoberto essa grande riqueza e que por isso, deveriam possuir total exclusividade nessa exploração.

A partir desse desentendimento as lutas começaram, onde os emboabas eram liderados por Manuel Nunes de Viana e os paulistas pelo bandeirante Borba Gato.

Conflito

O conflito mais importante entre esses povos se deu no ano de 1708, na região de Ouro Preto, o sangramento foi o mais visto em todos os anos por esses cidadãos, onde os emboabas após um longo período de embates conseguiu dominar todo o estado de Minas Gerais, fazendo com que os bandeirantes paulistas se refugiassem na área do Rio das Mortes.

Indignados com o poder de embate reverenciado por Nunes Viana e pelo tratamento que seu povo os proporcionou, os bandeirantes liderados agora por Armando Bueno da Veiga, formaram um grande exército para se vingar do massacre que viveram. Esse período de lutas durou cerca de uma semana. Somente após esse conflito, criou-se a Capitania de São Paulo, fazendo com que os povos se esquecessem de suas diferenças e de organizações de poder para que a paz reinasse sobre eles.

Consequências

* Com a derrota dos paulistas em mais um embate, a paz reina entre os povos, onde a Coroa Portuguesa cria a partir daí a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro;

* A cobrança do quinto passou a ser respeitada, sendo regulamentada nesse instante;

* A Coroa Portuguesa assume o controle de exploração das minas;

* Depois de terem sido derrotados, quase toda a totalidade de cidadãos encontrados nos povoados bandeirantes paulistas, partiram para outros estados – Goiás e Mato Grosso – em busca de novas minas que pudessem explorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.