Significado de tatuagem de pássaro

Os pássaros são criaturas muito apreciadas pelo homem desde que se há registro e o fato destes animais cruzarem o céu com seus voos rasantes ou apenas planar suavemente pelo ar, sempre foi e continuará sendo uma inspiração divina. No antigo Egito diversos pássaros eram idolatrados e vários deuses possuíam cabeças das aves encontradas na região. Os pássaros também são citados na bíblia sagrada, tanto no antigo quanto no novo testamento, como sinal de esperança. No antigo testamento, quando Noé procurava por terra seca, mandou pássaros e uma pomba, a pomba retornou a Noé com um ramo de planta no bico e no novo testamento quando Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista, nas águas do rio Jordão, o espirito santo desceu do céu em forma de pomba.  Na Grécia antiga os pássaros se fizeram muito presentes naquela civilização, como a mitológica Fênix ( ave que quando morria entrava em autocombustão e, passando ao tempo, renascia das próprias cinzas) que os gregos é significado de força, esperança e renascimento. Ainda permeando a mitologia grega temos Ícaro, filho de Dédalo, que para fugir do labirinto de Minotauro construiu asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivotas. Dessa forma conseguiu fugir. O seu pai o alertou para que não voasse muito perto do sol, para que não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois este poderia deixar as asas mais pesadas. No entanto Ícaro não ouviu os conselhos do pai  e tomado pelo desejo de voar próximo ao sol, acabou despencando e caindo no mar Egeu.

Entretanto, os significados atribuídos aos pássaros variam de acordo com região e espécie. Mas antes de fazer uma tatuagem de pássaro é bom saber um pouco sobre isso.

Andorinha

tatuagem de andorinha
Andorinha sinônimo de liberdade (foto: divulgação)

O significado da tatuagem da andorinha tem muitas histórias, mas é principalmente reconhecido por ser um símbolo de boa sorte para viagens, por ser um pássaro migratório é comum ter o significado de liberdade, alguém que não tem lugar fixo.

 Coruja

tatuagem de coruja
A coruja tem o significado de vigilância (foto: divulgação)

As corujas são animais noturnos e comumente ligadas ao misticismo. Tradicionalmente tem seu significado associado a morte, os antigos diziam que o assobio da coruja era um chamado para a morte, mas atualmente seu significado é atribuído a história, hábitos noturnos e a pessoas vigilantes.

tatuagem de fênix
Fênix está ligada à ressurreição, popularmente tem o significado de “vida nova” (foto: divulgação)

A Fênix é um pássaro mitológico, reza a lenda que era um pássaro conhecido por ser imortal e poder reviver das cinzas e, geralmente, retratado como um pássaro incandescente. Seu significado está ligado à ressurreição, o que podemos identificar como uma mudança brusca no estilo de vida.

Aves de rapina

tatuagem de falcão
Aves de rapina significam força e proteção (foto: divulgação)

Estas aves em si carregam o significado da força e da liberdade, as mais comuns são águias, falcões e gaviões. São tradicionalmente usadas em caça, por isso são tão lembradas por sua força, mas também levam o significado de proteção por cuidarem muito de seus filhotes.

Ave do Paraíso

tatuagem da ave do paraíso
Ave do paraíso está associado à beleza (foto:divulgação)

Reconhecida mundialmente por sua beleza, a ave do paraíso é um dos animais mais belos do mundo. O seu significado em tatuagens é amplo, pode ir desde de a liberdade até a beleza em si. Possivelmente é um dos pássaros mais tatuados, não por seu significado mas por sua beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.