Rua onde vende ouro em SP

Rua do ouro Paulista
A Rua Barão Paranapiacaba é o principal centro de comércio de ouro paulista

Em São Paulo a Rua Barão de Paranapiacaba, localizada próxima a Catedral Sé é o centro de comércio de ouro e metais precioso da cidade. Conta com uma infinidade de lojas especializadas no fomento, dispostas em um série de edifícios  alguns antigos, que dá ao local um clima bastante envolvente. Devido a concorrência que se estabelece entre estes estabelecimentos o preço das joias tendem a cair muito, por isso, a maioria dos paulistas dizem que o mapa da mina leva até lá.

O ouro é um elemento químico desnecessário a qualquer tipo vida orgânica, contudo, o metal nobre sempre foi dotado de singular importância para  humanidade. Sinônimo de riqueza e poder, durante os séculos foi muito empregado juntamente com a prata na fabricação de moedas, tanto que, no período mercantilista europeu, a valor que um país tinha era dado pelo peso em ouro que constava em seus cofres. Mesmo com a substituição do ouro-moeda pelo papel-moeda o ouro é de fundamental importância, para emitir uma nota em dinheiro o banco central do país precisa ter a quantidade em ouro respectiva ao valor desta.

Em âmbito particular o ouro também está fortemente atrelado a representação de riqueza, não apenas pelo seu valor monetário, mas, também por ter significados misticos e o religioso, no próprio livro sagrado do cristianismo são varias as alusões ao valor transcendental do ouro. Os alquímicos tinham como um dos focos principais encontrar a pedra filosofal que daria ao homem o poder de transformar chumbo em ouro. Atualmente é bastante empregado em jóias, artigos de luxo e até mesmo na tecnologia, já que,  é o metal de melhor condutibilidade elétrica que existe.

No Brasil o ouro é importante traço das legado histórico do país, depois que os colonizadores encontraram ouro em abundância nas terras brasileiras, na virada do seculo XVII, a economia brasileira mudou totalmente, com substancial aumento do contingente populacional, transformações nós jogos políticos, tudo em torno do ciclo do “vil metal”. Hoje o Brasil é o único país que que tem um fluxo comercial físico de ouro abundante, a Bolsa de Mercadorias e Futuro comanda esse negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.