Revolta da Cabanagem resumo e consequências

Introdução Revolta da Cabanagem

A Revolta da Cabanagem aconteceu entre 1835 á 1840, inicialmente na província do Grão do Pará (hoje, estado do Pará), onde ocorreu uma imensa revolta popular. Teve por nome “Cabanagem” todo esse embate pois a maior parte desses reivindicadores eram pessoas pobres que ainda moravam em cabanas, nas margens dos rios da região, e por consequência, chamavam-nos de cabanos.

Esse processo se deu basicamente no início do Período Regencial onde a população pobre dessa região vivia um estado de calamidade. Seus índios e mestiços viviam em miséria absoluta. Todos os cabanos não possuíam trabalho, nem condições de vida, sofriam por morarem em cabanas as margens de rios, onde não tinham proteção, passavam frio e fome. Tudo isso provocou uma imensa sensação de abandono no governo central da época e ao mesmo tempo, muita revolta.

Visualizando todo essa desalento, os fazendeiros e comerciantes locais também se descontentaram, pois o governo regencial havia a pouco tempo escolhido um presidente para a província que não agradava de forma alguma essa elite da região.

Causas

As causas partiram de dois ângulos diferentes. Por um lado ficavam os pobres/cabanos, que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho, do outro estavam a elite – fazendeiros e comerciantes -, que exigiam maiores participações nas áreas políticas administrativas da província. Então, ambos os grupos se reuniram para protestarem sobre esses contextos e articular movimentos que alcançassem a independência do Gr

Revolta da Cabanagem

ão do Pará.

Consequências da Revolta

Desde o início desses embates, o massacre sangrento era o principal contexto visualizado das consequências entre os embates dos protestantes contra as tropas do governo. Estima-se que mais de 30 mil pessoas morreram nesses 5 anos de muita luta entre os povos.

Os protestantes, em 1835 ocuparam a capital da província, Belém, e colocou em sua presidência Félix Malcher, um fazendeiro que fez acordos com o governo regencial, traindo assim a classe movimentista protestante ao qual pertencia. Os cabanos então se revoltaram e executaram Malcher, colocando o lavrador Francisco Pedro Vinagre como o mais novo presidente, mas em seguida foi sucedido por Eduardo Angelim.

Mesmo possuindo um grande número de protestantes, o movimento entrou em crise, pelas traições e desentendimentos entre os principais líderes dos embates. Com isso, os cabanos se desestabilizaram e em Abril de 1836, com a ajuda de tropas europeias de mercenários, o governo da província assumiu novamente o poder.

Fim da Revolta

Mesmo tendo sido dominados, os cabanos continuaram lutando por mais 4 anos, mas não obtiveram nenhum avanço ou sucesso. Em 1840 a maior parte deles já haviam sido mortos ou estavam presos, onde foram derrotados sem conseguir alcançar nenhum de seus objetivos. 

Belém ficou quase toda destruída por causa dos embates bruscos que sofreu pela Revolta. A maior parte dos seus habitantes havia sido dizimada e com isso, houve uma grande diminuição de sua taxa habitacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.