Revolta Armada

A Revolta Armada se deu em liderança da Marinha brasileira que estava insatisfeita com a forma governamentista do Deodoro da Fonseca. Eles apoiavam a manutenção dos militares em frente ao governo, enquanto Floriano Peixoto renovava os quadros políticos nacionais e regionais, criando o Partido Republicano Paulista (PRP).

Nesse momento, Custódio de Mello – Ministro da Matinha –  e Saldanha da Gama planejaram um grande movimento contra Floriano Peixoto. Como não tinham um grande motivo para justificar esse ataque, ambos denunciaram a ilegalidade do governo de Floriano para tal ação.

Visualizando as normas ditas naquele período, o vice-presidente só poderia assumir o governo depois de dois anos cumprimento do mandato presidencial, se isso não acontecesse, novas eleições deveriam ser feitas.

Revolta Armada

Após alguns meses, Floriano Peixoto assumiu o lugar de Deodoro da Fonseca. Nenhuma das orientações constitucionais antes descritas se aplicava ao seu governo que possuía a partir de então o voto direto.

Mesmo com essa justificativa, os militares organizaram seus navios e apontaram todos os seus canhões para a Capital Federal. Pelo forte apoio político, Floriano não cedeu a pressão dos militares.

1893

No dia 13 de Setembro de 1893, os navios militares abriram fogo ao Rio de Janeiro. Em Março do ano seguinte esses mesmos conflitos foram ditos por ataques terrestres dada pelas fortalezas e exércitos que apoiavam Floriano. Muitos voluntários apoiaram o governo ditado por ele e impediram que os revolucionários desembarcassem.

Vários participantes dessa revolta resistiram as tropas governamentais. Com novas frentes de batalha, partiram para a região do Rio Grande do Sul. O maior foco de resistência se deu pela Revolução Federalista que acontecia no RS. Mas mesmo após tantos embates, Floriano Peixoto, o “marechal de ferro”, se tornou o defensor da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.