Recapagem de pneus

Em meados do século XIX, o norte-americano Charles Goodyear acabou encontrando uma forma de criar um pneu que durasse mais tempo e fosse mais seguro do que as antigas rodas de ferro já utilizadas em carroças e em outros meios de locomoção. Fundamental para a fabricação de pneus, Goodyear descobriu o processo de vulcanização, causando furor na indústria automobilística, que por consequência resultou na grande demanda pela borracha.

Com escassez na produção de borracha natural, viu-se a necessidade de se criar a borracha sintética a partir do recurso natural do petróleo. Patente esta obtida em 1909, no território da Alemanha. Logo os pneus forma sendo fabricados a partir da junção dos dois tipos de borrachas e a sua reforma era opcional para evitar o desperdício de matéria-prima, e também servia para estender a vida útil do produto.

Atualmente o ato de recapar pneus se tronou algo muito utilizado, mesmo porque garante a mesma garantia do pneu novo. Levando em consideração os diferentes tamanhos e o tempo de uso dos pneus, é possível fazer a recapagem, além de ser quase 40% mais barato, do que comprar um novo.

recapagem de pneu
O Brasil é o segundo maior reformador de pneus do mundo,  sendo um exemplo de conscientização.

Mesmo com a garantia oferecida da reforma de pneus, faz-se importante conhecer a procedência da empresa ou reformador que se escolhe para realizar o serviço. Também é re comendável ficar atento quanto a borracha de qualidade utilizada, e os procedimentos de reforma.

As vantagens em fazer a recapagem de pneus vão além dos benefícios do consumidor. Prevê a uma demanda inferior de recursos naturais não renováveis, como a economia do petróleo, evita o despejo de toneladas de borracha na natureza, contribui para diminuir o aquecimento global.

Em termo sociais, há grande contribuição para área empregatícia, gerando cerca 160 mil empregos diretos e indiretos, somente no Brasil. Além disso, as condições são favoráveis para todo o tipo de pneu, seja de automóveis, caminhões, máquinas agrícolas e motocicletas. Um pneu de carro pode ser reformado até três vezes e continuar a ser utilizado com segurança e muito desempenho. Já os pneus de aeronaves podem ser reformados até 10 vezes.

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