Fc Noticias » Novidades » Quem pode ter o Crea

Quem pode ter o Crea

A seguir você descobre quem está apto a ter o certificado de atuação do Crea e o que fazer para obtê-lo. O Crea são órgãos regionais responsáveis pela fiscalização das atividades de uma infinidade de carreiras e seus empreendimentos.

     

O Crea sigla para Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, são órgãos regionais responsáveis por fiscalizar essas áreas de atuação respectivamente em todas as suas potencialidades. Estes conselhos estão espalhados por diversos locais em todo o país, e, apesar de ter suas especificidades, estão sob regência da CONFEA,  Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, criada em meados de da década de 30 e hoje com um amplo panteão de profissionais credenciados tanto a nível superior quanto técnico.

As operações básicas executadas pelo Crea orbitam em torno da fiscalização e melhoramentos de uma infinidade de seguimentos específicos entre eles,  Engenharia de Minas, Engenharia de Controle e Automação,  Geologia,  Engenharia Cartográfica,Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia Industrial, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo,  Meteorologia, entre outras.

Crea

O profissional tem o Crea como um legitimador de suas aptidões

Todos os profissionais das areas supervisionadas pelo Crea precisão estar inscritos na quadros do Conselho para exercer suas atividades legalmente, assim como qualquer projeto envolto nos campos de atuação do órgão precisa de supervisão, para que as medidas de segurança sejam asseguradas. Com isso, inibe-se a atuação de indivíduos leigos ou com formação débil, sendo uma espécie de controle de qualidade para uma abrangente quantidade de seguimentos e sua adjacências.

 Para estar apto a adquirir o consenso do Crea para trabalhar, o profissional já deve ter concluído a sua graduação, seja ela técnica ou superior, em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC ou órgãos competentes. A licença do Crea seria como um legitimador de todos os seus esforços dentro dos cursos de formação, é muito exigida em contratações em impressas privadas e imprescindível para assumir cargos públicos nas areas especificadas.

Além de reconhecimento em seus campos de atuação os filiados ao Crea podem ter acesso a diversas convênios, que ajudam em sua formação continuada, fomentando o currículo e a capacitação. Ainda permite uma série de facilidades, planos de saúde com características especiais, financiamento com menores taxas de juros entre outras coisas.

Obter o certificado é muito fácil, basta comparecer até uma agência do Crea com o documentação que comprove a sua conclusão de curso e solicitar a sua inscrição. Existem varias categorias de classificação, conforme a carga horaria do curso que você tenha feito, podendo ser uma Habitação Plena ou Habitação Restrita. Ter um Crea é hoje um diferencial no mercado de trabalho, que se bem orquestrado pode ser uma interessante estrategia de marketing para assegurar sua excelência no que faz.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?