Quem pode concorrer ao ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos), é um projeto criado pelo Ministério da Educação para proporcionar a alunos bolsas integrais e parciais em cursos superiores em instituições privadas. Esse processo é destinado a estudantes nacionalizados brasileiros, que não possuam nenhum certificado de curso superior e que queiram obter o diploma nessa área ou em cursos específicos.

A forma de entrada nessa concorrência, é feita através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado todos os anos para avaliar o desempenho dos alunos e ajudarem-os a entrar em uma unidade de curso superior pública ou privada.

Critérios para concorrer as vagas do ProUni

* Tirar nota igual ou superior a 450 pontos na média de notas do Enem;

* Tirar nota superior a zero na redação do Enem;

* Ter estudado o Ensino Médio completo em rede pública; ou

* Ter estudado o Ensino Médio completo em  rede privada, com condições de bolsista integral; ou

* Ter estudado o Ensino Médio parcialmente em rede pública e outra parte em rede privada, com condições de bolsista integral; ou

* Ser deficiente; ou

* Ser professor da rede pública de ensino.

Os alunos que desejam concorrer as bolsas integrais do projeto, precisam ainda comprovar que possui renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já os que desejam as bolsas parciais, deverão comprovar que a renda bruta tem valor igual ou superior a três salários mínimos por pessoa.

O processo de concorrência de vagas para tais cursos são feitas duas vezes por ano, de 6 em 6 meses. Para participar é necessário que o aluno tenha feito o Enem do ano anterior a inscrição do projeto, pois utilizará a senha e a nota para disputar uma das vagas propostas pelo ProUni. As inscrições e o acompanhamento das vagas abertas e dos resultados da seleção serão fornecidos apenas pelo site do ProUni.

Para permanecer no programa após ser selecionado, o aluno deverá comprovar aproveitamento acadêmico de num mínimo 75% em todas as disciplinas cursadas em cada período do ano letivo. Caso isso não aconteça, um correspondente do ProUni se destinará a instituição de ensino para conversar com o ministrante da disciplina e avaliar o motivo do não aproveitamento do aluno, podendo ainda conceder a continuidade da bolsa – processo que poderá ocorrer uma vez apenas.

Pela carência de alguns candidatos e por sua força de vontade em adquirir o conhecimento, o programa também criou para os alunos de bolsa integral, o Bolsa-permanência, que destina o valor de até R$ 300,00 ao aluno para que ele possa ter melhores condições de estudo. Esses benefícios são destinados a partir do término da inscrição e classificação dos candidatos, a forma de avaliação se dá através de informações fornecidas pelo aluno sobre a renda mensal de sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.