Quando o homem pode engravidar com vasectomia

A Vasectomia trata-se de um procedimento cirúrgico no qual ocorre um impedimento da passagem dos espermatozoides produzidos para os canais que desembocam na uretra, sendo assim, ficam acumulados no tubo epidídimo. Portanto, caracteriza um método de contracepção muito seguro para o homem que não deseja mais ter filhos. A vasectomia não diminui a virilidade masculina, pelo contrário, mantém o homem estéril, pois não interfere em sua produção de hormônios.

A operação é considerada muito simples, pois não requer jejum do homem. Na sala de cirurgia, é aplicada a anestesia no saco escrotal e uma pequena incisão de 1cm, onde o médico consegue isolar os canais que levam os espermatozoides do epidídimo para a uretra e anestesia de novamente. Após o procedimento, o paciente já pode receber alta, e alguns ainda voltam ao trabalho no mesmo dia sem haver qualquer problema.

paciente de  vasectomia
Existe casos de gravidez após realizar a vasectomia, mas as possibilidades são de 2%.

A idade e condição ideal para realizar a cirurgia é com mais de 40 anos e com cerca de 3 filhos ou mais. No entanto, esse critério é um tanto variável e que deve se orientada pelo médico. Algo incomum pode ocorrer com os pacientes que fazem a vasectomia, cerca de 2% ou 3% dos casos, sofrem com um vazamento de esperma, devido a uma granuloma que se forma de maneira ainda desconhecida na ligadura. Por isso, que após alguns meses tendo feita a cirurgia, pode acontecer uma gravidez.

Para prevenir esse evento, é preciso realizar um espermograma, afim de identificar a presença de espermatozoides no esperma. Essa é uma das possibilidades de acontecer uma gravidez mesmo tendo feito a vasectomia. Outro forma de acontecer a concepção, é através da reversão, um ato tecnicamente viável, mas quanto antes for feita, maiores são as chances de a mulher engravidar.

Após 4 ou mais anos após a intervenção, o epidídimo sofre uma hiperpressão que causa uma fibrose e obstruções abaixo do local da ligadura,algo que dificulta a cirurgia. Portanto é preciso ter muita certeza quanto ao procedimento, pois o mesmo impedirá a concepção, salvo os casos de vazamento que não chegam a ser grande número. Antes de realizar a vasectomia, o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com médico responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.