Quando o bebê começa a falar mamãe

Desde que os bebês nascem, os pais e todas as pessoas que estão em convívio diário junto a eles, repetem palavras olhando bem para sua face, com o intuito de que pronunciem-na. Uma dessas expressões é “mamãe”, que geralmente sai com uma tonalidade de “ma” ou “mama” devido a não habilidade de gesticulação da criança.

Mas quando isso acontece? Bem, pediatras afirmam que esse processo varia muito das capacidades cerebrais do bebê e que normalmente se manifesta depois de um ano de idade, através de balbuciações que vão se desenvolvendo com o passar do tempo, até a formação da fala mais compreendida pelos adultos.

Quando o bebê começa a falar mamãe
Bebê com a mãozinha na boca.
(Foto: Reprodução)

O melhor jeito de estimular a pronúncia de palavras às crianças é ficar repetindo-as com frequência, olhando bem para os pequeninos, fazendo com que eles aprendam a forma correta de falar o termo destacado. Mesmo que seja bonitinho quando eles dizem de maneira errada, parecendo que a “língua está embolada”, especialistas afirmam que é essencial a correção de todas elas, para que o dialeto se desenvolva com mais rapidez.

As primeiras expressões com boa dicção, devem ser constatadas entre um ano e seis meses à dois anos, lembrando que nessa idade além dos bebês conseguirem fala-las, ainda possuem noção básica sobre o seu significado.

Ajuda especializada

Se o pequenino já está quase completando 3 anos de vida e ainda não consegue se expressar, apresentando sinais de dificuldade na fala, a ajuda de pediatras e fonoaudiólogos deverá ser procurada, para que um diagnóstico específico seja executado, destacando as razões desse transtorno.

Na maioria dos quadros, os fatores que costumam estar interligados a esse distúrbio são problemas neurológicos, psiquiátricos ou disfunções genéticas. O tratamento ministrado pelo profissional irá depender do motivo que está promovendo essa limitação de linguagem.

Dica

Desde o nascimento do bebê, procure conversar frequentemente, principalmente assim que completar 4 meses, pois é o período em que as balbuciações começam e o desenvolvimento da fala se inicia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.