Quando a natação foi criada

O esporte natação já pertence a humanidade desde os povos primitivos que para sobreviverem e se deslocarem na água, utilizavam o movimento de pernas. Essa era um das táticas mais eficientes para que os mesmos conseguissem fugir de predadores, ou ainda para se divertirem em momentos de descontração.

Com o passar dos tempos, a modalidade natação foi ganhando notoriedade, chegando a ser considerada como pré-requisito fundamental para que jovens e principalmente os soldados estivessem adaptados, pois servia para criar uma nova forma física de toda uma comunidade. Em seguida, a prática da natação adquiriu um formato mais esportivo, provavelmente no ano de 2.500 a.C, sendo a mesma incluída na educação de cidadãos egípcios.

Prática de natação
Primeiros passos da natação em jogos competitivos.

Na antiga Roma e também na Grécia, a natação se tornou indispensável no treinamento militar, além disso se tornou detalhe essencial pra determinar um status dentro da sociedade.

Quem sabia nadar naquela época, chegava a possuir maior notoriedade do que os demais. Em meados do século XVII, o então imperador do Japão desse período, impôs a natação como modalidade a ser praticada nas escolas, mas por causa da discrição e fechamento da sociedade japonesa, tão pouco foi disseminado pelo mundo, que os mesmos praticavam o esporte.

A organização da natação como competição aconteceu na Inglaterra, no ano de 1837, originando a fundação da Sociedade Britânica de Natação.

No entanto, a primeira disputa do esporte ocorreu na primeira Olimpíada de Atenas, em 1896, chegando a ocupar o segundo esporte mais importante dentro das modalidades modernas, em primeiro está o atletismo. O esporte chegou ao Brasil em 1897, fundado pela União de Regatas Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, a partir da organização do primeiro campeonato, aos poucos se evoluiu, ganhando repercussão internacional com a apresentação de atletas medalhistas.

esporte olímpico
A natação é ideal como esporte e também auxilia nos tratamentos terapêuticos.

A natação como modalidade Olímpica acabou ganhando estilos que são divididos entre – costas, peito, borboleta, livre e medley.

Além de ser esporte de competição em jogos, a natação também é muito utilizada para inúmeras finalidades, justamente por ser um dos exercícios mais completos que existe.

Proporciona divertimento e auxilia nos tratamentos terapêuticos, manutenção da saúde, entre outros inúmeros objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.