Qualidade de vida e exercicios fisicos

Não é de hoje que médicos e especialistas recomendam exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida. Nas últimas décadas essa opinião tem sido atuante, não só por parte da mídia mas também da educação. Os exercícios físicos são praticamente sinônimos de vida saudável e não se enquadram apenas na teoria. São comprovados cientificamente as vantagens de ter uma vida ligada aos exercícios físicos, os mesmos irão contribuir para prevenirem a obesidade, problemas cardíacos e ainda proporciona resistência ao estresse, aumento da disposição, melhor autoestima, etc.

exercícios
A atividade física é recomendada em várias faixas etárias, mas é sempre bom ter um acompanhamento de um profissional para estar avaliando o seu desempenho. (foto:reprodução)

O que provoca a reação benéfica do exercício não se baseia somente na atividade, é necessário um equilíbrio entre prática e descanso. Sem uma regularidade especificada, o processo de ação do exercício e a recuperação no tempo de descanso é chamado de homeostase. E para que haja um processo eficiente, é preciso saber onde se quer chegar. Por exemplo, se você correr 10 quilômetros todos os dias e não aumentar a distância ou o ritmo, logo seu corpo irá se habituar e não obterá resultados além daquelas que você já conseguiu.

Para que o processo seja eficiente é preciso variar, tanto em intensidade quanto em duração, seja para mais ou para menos. Seu corpo não pode simplesmente habituar-se apenas em uma condição, mas para que o resultado seja eficiente, é preciso priorizar a questão da alimentação. Saber equilibrar os alimentos é muito importante. E a alimentação deve estar sempre associado a pratica física.

Por fim, não fazer nada sem acompanhamento médico. É muito importante fazer uma consulta ao seu médico, antes de praticar qualquer atividade física, pois o mesmo irá checar suas condições e irá te orientar sobre quais atividades deverão ser feitas por você e a frequência da mesma. Caso tenha dúvidas sobre a alimentação, procure um bom nutricionista e o mesmo irá ministrar o que você deve e o que não deve consumir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.