Qual a gordura boa saturada ou insaturada?

Muitas pessoas não sabem mas nem todas as gorduras fazem mal ao organismo e nem todas elas faz engordar, tudo depende da quantidade de ingestão e qual delas está sendo consumida com mais frequência. No geral as gorduras são fontes e reservas de energia e ainda funcionam como isolantes térmicos, tanto para os seres humanos quanto para os animais.

Gordura saturada

Esse tipo de gordura é de origem animal, onde em temperatura ambiente se apresenta em estado sólido. São consideradas ruins para o organismo humano pelo fato de conter muito LDL, que é o colesterol ruim, podendo causar inúmeros problemas e doenças ao coração.

Elas são encontradas com mais facilidade em carnes vermelhas, na pele das aves, na manteiga, no creme de leite, no iogurte, no bacon, no azeite de dendê e em diversos outros alimentos.

Consumo diário: apenas 20 gramas.

Gorduras

Gordura Insaturada

Essa gordura é de origem vegetal, onde em temperatura ambiente se apresenta em estado líquido. É essencial para o organismo humano pois ajuda a diminuir o LDL, mas deve ser consumida sem excessos pois pode causar doenças coronarianas. Ela não trás tanto mal a saúde quanto a gordura saturada desde que seja consumida moderadamente.

Elas são encontradas no óleo de milho e canola, no azeite de oliva, no salmão, nas amêndoas, no abacate, nas castanhas do Pará, nas sementes de linhaça e em outros alimentos.

Consumo diário: apenas 44 gramas.

Dica

Na alimentação é sempre importante manter um equilíbrio de consumo de todos os tipos de alimentos, sejam eles bons ou não para a saúde. Para que isso funcione de uma maneira correta, a reeducação alimentar se faz essencial para uma boa saúde do organismo.

Para quem deseja adquirir hábitos alimentares melhores, o mais indicado é consultar um bom nutricionista. Outra dica importante é procurar fugir um pouco do sedentarismo que também é muito prejudicial ao corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.