Qual a capital do Brasil

Há muito tempo atrás no pós descobrimento do Brasil, foi criada a primeira Constituição Republicana, no ano de 1891. Neste documento estava inserido um dispositivo que conjecturava a alteração do local da Capital Federal da época que até então se localizada no estado do Rio de Janeiro. A mudança previa a transferência da capital para a região central e interior do país, para que fosse determinado a posse da União, no Planalto Central da República.

O artigo 3º, da Constituição determinava o território da nova capital com cerca de 14 mil quilômetros quadrados, demarcando portanto o Planalto Central, mas em 1955, o presidente Café Filho aumentou a extensão da área para 50 mil quilômetros quadrados. Mesmo com a prescrição, somente em 1955, no decorrer de um comício realizado em Jataí, cidade goiana, que o então candidato à presidência Juscelino Kubitschek, acabou sendo interpelado por um eleitor sobre seguir integralmente a constituição, no que se dizia respeito a interiorização da capital federal.

obras da capital
Construindo Brasília.

Juscelino afirmou a transferência da capital, e inclui as obras em seu plano de metas de governo. Brasília, então foi construída e se tornou a capital da República Federativa do Brasil, situada no Distrito Federal, teve sua inauguração no dia 21 de abril de 1960, pelo próprio Presidente da República Juscelino Kubitschek. Após sua implantação, foram sendo transferidos todos os principais órgãos que compunham a administração federal, como as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Federais.

Brasília
O nome Brasília foi uma ideia encaminhada à Assembleia Geral Constituinte do Império por José Bonifácio, no ano de 1823.

O plano urbanístico da capital, popularmente conhecido como Plano Piloto, foi criado pelo urbanista Lúcio Costa, que, baseou-se em traçado de dois eixos em ângulo reto, disposto de forma cruzada. Também utilizou o relevo da região, para adequar outro grande projeto que foi o Lago Paranoá, capaz de comportar cerca de 600 milhões de metros cúbicos de água. A sede do Poder Legislativo se tornou um dos mais importantes cartões postais da capital, são dois prédios com formato da letra H e duas cúpulas, uma convexa e outra côncava.

Presidente da República
Brasília completa a 3ª capital do Brasil por Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente.

Outras importantes construções elaboradas na Capital Federal se tornarão muito famosas, principalmente a Catedral e a Praça dos Três, as quais foram projetadas pelo notável Oscar Niemeyer, grande arquiteto brasileiro. Além de ser o centro político do país, também é classificada como importante centro econômico, sendo a 3ª cidade mais rica do Brasil. Também foi denominada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, chega a receber aproximadamente um milhão de visitantes todos os anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.