Estado com o maior PIB do Brasil

O PIB (Produto Interno Bruto) representa o índice de medição do crescimento econômico de um determinado país. A soma de todos os serviços e bens produzidos em uma região, dentro de um período, seja ano, mês ou semestre, é expressado no PIB através de valores monetários. Representa a atividade e o crescimento econômico de um país, o qual é analisado periodicamente por institutos especializados, no caso do Brasil, o responsável é o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

PIB
Produto Interno Bruto.

O PIB per capita ou renda per capita, é o valor referente a por cada pessoa. O valor da renda per capita é adquirido a partir da divisão do PIB de toda uma região, pelo seu número de habitantes. Como o país é constituído de diferentes regiões e estados distintos, cada qual representa uma parcela de renda que se acrescenta no PIB total, alguns possuem um valor elevado e outros apresentam números com relevância menor.

O estado com maior PIB no Brasil está localizado na região sudeste, onde está a maior parte da população, cerca de 43% de brasileiros se encontram nos quatro estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, os quais também são os maiores colaboradores para o PIB nacional, somando uma valor aproximado de 1.698.590.000.000,00.

Estado de São Paulo
São Paulo tem sua economia refletida nas áreas urbanas, onde está localizada a maior circulação de renda.

São Paulo é capaz de responder sozinho por um terço de todo o PIB nacional, por ser estado que possui maior circulação de dinheiro, chegando a totalizar cerca de um trilhão, mantendo a participação de 33% no Produto Interno Bruto.

Considerada unicamente como megalópole, São Paulo tem sua economia refletida nas áreas urbanas, onde se tem grande circulação de renda.

Apesar de ser o estado mais populoso do Brasil, possui o índice de desenvolvimento humano (IDH), considerado como elevado pelo Programa das Nações Unidas, com a porcentagem próxima a 0,841. Esse avanço social só fica atrás da região sul, que possui o maior IDH do Brasil. Em relação ao PIB, a listagem segue com os estados do Rio de Janeiro, e em terceiro lugar a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, também é a mais rica fora do região sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.