Puberdade e adolescência

Existem momentos da vida que é bem difícil para todos nós, principalmente na fase da puberdadeadolescência. Esse período é muito importante para o desenvolvimento do indivíduo, é um divisor de águas entre a infância e a adolescência. Nesse processo acontecem diversas transformações no corpo, no comportamento e nos hormônios das pessoas.

Qual a diferença entre puberdade e adolescência?

A puberdade é dita como a fase inicial da adolescência, onde acontecem as primeiras transformações biológicas nos indivíduos. É nesse período que acontece o desenvolvimento dos órgãos sexuais (nos meninos entre os 12 e 14 anos e nas meninas dos 10 aos 13 anos).

Estima-se que a adolescência dura entre os 10 aos 20 anos de idade na maior parte dos indivíduos, mas existem alguns casos que esse processo pode demorar mais tempo e outros menos.

Com a precocidade em alta no mundo moderno, muitas crianças já estão passando pela fase da puberdade, tendo transformações no corpo cada vez mais cedo, fazendo com que as suas relações sexuais se antecipem, assim como o aumento da gravidez e transmissão de doenças entre jovens.

Comportamentos e mudanças hormonais

Em todo o período da adolescência várias transformações acontecem no organismo das meninas e dos meninos, existindo ainda um aumento das taxas hormonais no corpo. O primeiro sinal desse processo é o aparecimento de acnes na pele.

A variação de comportamento e de humor nesse período também é um importante, sendo os principais deles a agressividade, preguiça, agitação, alegria, tristeza, entre outros. Todos eles acontecem de uma hora para a hora, podendo mudar rapidamente.

Essa é a fase caracterizada como sendo a mais difícil de uma pessoa. Não somente para ela, mas todos que estão a sua volta e que convivem ao seu lado. Nesse período é muito importante que pais e professores tenham paciência para lidar com as atitudes repentinas dos adolescentes. Para isso, é necessário muito diálogo com a menina ou o menino, dando-lhes chances para que eles possam se abrir, contar seus segredos, suas dificuldades ou para que apenas tenha confiança e saiba que não estão sozinhos.

Alimentação

Por mudar os hábitos alimentares, devido há inúmeros fatores, os adolescentes deixam de se alimentar corretamente fazendo com que a  saúde fique bastante debilitada, causando prejuízos a curto e  longo prazo.

Muitas doenças acometem os adolescentes nesse período, tal como a anemia e a bulimia, principalmente nas meninas que se espelham em ícones famosos da televisão e querem ter o mesmo corpo que muitas personalidades ou muitas vezes por se acharem acima do peso gordas. Se esse for o seu caso procure emagrecer de maneira saudável, fazendo exercícios físicos diariamente, reeducação alimentar e bebendo muito líquido.

Lembre-se: não deixe de alimentar ou pule refeições, pois assim você irá adoecer e as gordurinhas que tanto te incomodam permaneceram no corpo. Somente com as dicas descritas acima elas poderão ser eliminadas de forma nutritiva e saudável.

Socialização

As amizades são muito importantes nesse período, tanto às meninas quanto aos meninos tem  necessidade de se integrarem em um grupo.

É importante que os pais não repreendam seus filhos por ter uma amizade e por vezes confiar mais nela que neles. Caso esse grupo não possua boa índole ou algo do tipo, é indicado que tenham uma conversa com eles e tomem medidas cabíveis, sem que haja proibições.

Proteção

Devido as grandes modificações no corpo e no comportamento dos filhos, os pais ficam muito “no pé” dos seus filhos, com medo que eles fiquem magoados, se machuquem ou que sigam um caminho errado.

São diversas brigas dentro da família nesse período e para que isso seja evitado, o melhor à fazer, é ter um bom diálogo e uma amizade concreta com seu filho(a) desde pequenos.

Atenção

É nessa etapa da vida que muitas decisões erradas e não pensadas são tomadas. Constata-se que nesse período muitas garotas engravidam e que tanto as meninas quanto os meninos começam a mexer com drogas e se tornam dependentes, sejam elas lícitas ou ilícitas.

A gravidez precoce já é considerada mundialmente como um problema de saúde pública. Muitas moças que engravidam optam pela prática do aborto, causando deformações na criança, a morte do feto ainda na barriga ou ao nascer.

Em relação as drogas, principalmente as ilícitas, que são proibidas pelo Governo, são as que causam mais alterações nos adolescentes, deixando-os completamente estranhos e irreconhecíveis. A maior parte da população adolescente que se envolvem com elas são homens, portanto pais, fiquem atentos!

Trabalho

Nessa fase da vida os adolescentes entram em constante intriga consigo mesmo devido a escolha da faculdade, carreira e sobre o que deseja ser na vida. O apoio da escola e dos pais é fundamental nesse processo, mas a decisão do adolescente é o que mais importa.

Para ajudar nesse processo, no Ensino Médio, as escolas fazem com seus alunos alguns testes vocacionais, com palestras de profissionais de diversas áreas para despertar o interesse de cada um deles pela área que mais gostou e mais se interessou.

Higiene

Devido as mudanças hormonais no organismo, a higiene na adolescência e na vida adulta tem que ser realizada cada vez mais, principalmente nas partes genitais, devido o fluxo da urina, das fezes, das relações sexuais e da menstruação (nas meninas).

É recomendável que as cuecas e calcinhas sejam de algodão para que não haja nenhum tipo de irritação no local. É importante também a utilização de cremes hidratantes, desodorantes, perfumes e troca dos absorventes femininos a cada 3 horas (no máximo).

Amores e relações

Nesta fase da vida, o emocional do adolescente é muito fragilizado e por isso que há aquelas paixões platônicas, repentinas. É nesse instante que o adolescente acaba conhecendo o primeiro amor, o primeiro beijo e consequentemente a primeira relação.

É importante lembrar que a virgindade só deve ser perdida caso ambos queiram e que a camisinha deve ser utilizada sempre, não apenas para prevenir uma possível gravidez, mas também para proteger o casal de doenças sexualmente transmissíveis.

Desenvolvimento e transformações dos seres humanos, mudança da infância para adolescência. (Foto: Reprodução)
Desenvolvimento e transformações dos seres humanos, mudança da infância para adolescência.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.