Problemas na internet hoje

Internet
A Internet consegue tornar as fronteiras inexistentes é um dos principais agentes de um mundo globalizado

A Internet revolucionou a forma de se comunicar e compartilhar informações, ela rompe as barreiras físicas e permite um ampliação do campo de possibilidade de seus usuários difundindo o conhecimento. Atualmente, é impossível figurar a existência humana sem o uso desses mecanismo.

No entanto, ao mesmo tempo que esse emaranhado de dados trás dádivas, também causa mazelas, dada a facilidade e velocidade das trocas, pessoas ou corporações sem ética e com intuitos pouco benevolentes usam-na  para interesses escusos que pode prejudicar direta e indiretamente os outros conectados. A internet criou e possibilitou problemas que só ela mesma pode solucionar, veja agora quais são os principais:

-Spam, sem dúvida um dos maires problemas enfrentados pelo internautas atuais, são mensagens não requisitadas enviadas em massa, que na maioria das vezes tem cunho publicitário, mas, pode ser dedicada a outros fins, a origens desse mecanismo confunde-se com o próprio desenvolvimento da Internet. Muito países já tornaram a prática um crime cibernético, no Brasil a ação ainda não é repreendida, mas uma legislação para isso já está sendo fomentada.

-Informações sem conhecimento: a cada dia novas páginas de divulgação de informações são abertas, isso por que, se tornou muito fácil criar domínios e ganhar dinheiro com anúncios, o resultado disso é a indústria do conhecimento raso. Na verdade existem muitos blogs sérios que buscam fontes e produz conhecimento erudito, mas, a grande maioria preocupa-se com a publicidade e pouco com a essência do que faz.  Consequência disso, é o grande aumento da incidência de plágios.

– Problemas para a educação: um dos mais sérios problemas causados pelo mundo virtual é a reprodução sem critica, com vastidão de informações os alunos não se dão ao trabalho de trabalhar com as fontes e muito menos de construir um saber crítico, é a cultura do “Ctrl+C , Ctrl+V”, a violação dos direitos autorais.

–  Pirataria: A internet é um dos maiores meios condicionadores da pirataria, músicas, vídeos, imagens, software conteúdos baixados indiscriminadamente sem consentimento, ou valorização do trabalho dos autores. Os downloads em um primeiro momento parece ser uma das maiores dádivas da internet, mas, este mecanismo tornou-se banalizador do trabalho alheio.

Invasão de privacidade
Invasão de privacidade além de crime é imoral

– Invasão de Privacidade: A troca de informações pela rede mundial abriu espaço para indivíduos e entidades ter acesso fácil aos dados dos usuários, com isso, a vida pessoal é invadida ao ponto de não sabermos por onde anda a nossa imagem, esse tipo de crime causa de situações constrangedoras, roubos de dados pessoais e até destruição dá carreira e da moral.

-Vírus: o vírus de computador age semelhante ao que atinge a nossa saúde, é um software mal intencionado que pode danificar seu computador e ainda ser transmitidos através do compartilhamento de dados se tornado verdadeiras epidemias virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.