Problemas enfrentados pela união europeia

problemas da união europeia
União Europeia
foto: reprodução

Os primeiros passos para a formação da União Europeia foram dados em 1957  após alguns países assinarem o tratado de Roma que foi instituído o CEE (Comunidade Econômica Europeia) e também o Euratom (ou CEEA – Comunidade Europeia da Energia Atómica). Esses foram passos decisivos para a unificação.  Em 1993 decidiram adotar o nome de União Europeia, atualmente a União Europeia é o maior bloco econômico do mundo.

Conquistas

Atualmente a União Europeia é formada por 28 Estados-membros. Como bloco, a União Europeia já conseguiu realizar grandes feitos e a principal foi a unificação da moeda, com exerção  do Reino Unido que usa a própria moeda. O euro que é a moeda utilizada pelos outros estados-membros é hoje um das moedas de real valor no mercado externo, ficando atrás apenas do dólar americano. Outra grande conquista foi, unificar os povos do bloco, ter a identidade europeia. Antes de reconhecer sua nacionalidade, o europeu se vê como realmente um europeu.  Portanto é acessível e pratico, por exemplo, viajar de Lisboa ( Portugal) á Paris ( França) de trem ou avião comprovando apenas que é um cidadão europeu, ficando isento de taxas que, normalmente, são cobradas aos não europeus.

Desafios

Existem muitas questões que devem ser enfrentadas pela União Europeia, atualmente por exemplo a uma crise crescente sobre o Euro, provavelmente fruto da politica capitalista, outro desafio que vem sendo trabalhado a anos e a unificação de uma única língua, esse seria o ápice da união. O grande desafio e problema está no aumento do desemprego nos últimos anos chegando a níveis alarmantes. Com decorrência da falta de oportunidade de trabalho, aumenta a desigualdade entre os novos membros e os antigos membros. Outro grande desafio é a ascendência no processo de liderança internacional, que é barrado frequentemente pelos EUA.

Comparações com o Mercosul

O Mercosul é o maior bloco comercial da America latina, inspirado na União Europeia, ele é liderado pelo Brasil, por mais que seja um bloco que vem crescendo, os desafios são grandes comparado á União Europeia. Algumas das conquistas foram a livre circulação e a diminuição dos impostos sobre produtos de importação e exportação. Entretanto ainda não há consenso entre os países membros, muitos acusam o Brasil de querer fazer o mesmo que os Estados Unidos e começar a explorar os países vizinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.