Preparo de solo para plantio de cana de açucar

solo preparado para cana de açúcar

O agricultores preservam o solo de seus terrenos para que em cada safra, sua produção seja sempre de boa qualidade e para que suas terras nunca se tornem inférteis, pois isso causaria um prejuízo imenso, tanto para ele quanto para as pessoas que trabalham com ele.

Com as inovações da tecnologia, muitas dessas vagas de emprego foram diminuídas pois o lugar de vários trabalhadores foram ocupados por máquinas que fazem o mesmo serviço e o preço de custo sai muito mais barato para o agricultor.

A cultivação da cana-de-açúcar na maioria dos canaviais é feita por máquinas, pois o processo se torna mais rápido, gerando mais lucros. Com a cultivação sendo mais acelerada, os plantios são muito maiores do que quando feitos por trabalho braçal. Com isso, todo o solo é visualizado para que ocorra o tratamento para a terra, feito em cerca de 5 a 5 anos – esse período pode se estender a até 7 anos.

O preparo do solo é extremamente importante, sendo bem feito, porque ajuda a reduzir uma elevada quantidade de plantas daninhas e de animais que estragam a plantação, ajudando para que as raízes sejam fortes e saudáveis, fazendo com que o plantio das mudas seja muito mais favorecedor e sua preservação até o seu ponto de colheita seja favorável para o agricultor.

As principais fases de preparação do solo são:

* Calagem: a etapa em que é aplicado o calcário para subir a produção de magnésio e cálcio do solo para controlar a terra e evitar que outros componentes químicos prejudiciais se desenvolva;

* Gessagem: essa etapa é muito importante, sua principal característica é que ela além de penetrar com muito mais facilidade no solo, ajuda a reduzir consideravelmente o efeito de agrotóxicos, pois ela atua muito mais profundamente que a Calagem que age apenas na superfície do solo;

* Fosfatagem: é responsável pelo ciclo do plantio que irá acontecer, o fósforo ajuda na respiração da planta e na reprodução de uma boa raiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.