Preço médio da placa mãe de um computador

A placa mãe é uma das peças fundamentais na montagem e remodelagem de um computador, já que o hardware, junto do processador é o principal componente existente nesse tipo de máquina, sendo responsável por viabilizar os recursos necessários para o seu bom funcionamento.

Por essa e outras razões, é essencial que diversos fatores sejam levados em contra no momento da compra desse item, como para qual finalidade específica o usuário mais utilizará o PC – porque os investimentos pesados só irão compensar se as atividades precisarem de um alto desempenho.

Tipos de placa mãe

» Básicas: recomendadas para uso doméstico ou corporativo, envolvendo serviços como produção de documentos, ouvir música, acessar a internet, fazer downloads, etc.

Preço médio da placa mãe de um computador
Dicas para escolher a placa mãe de um PC.
(Foto: Reprodução)

» Intermediárias: recomendadas para tarefas de nível médio em complexidade, como a promoção de vídeos em alta resolução, jogos virtuais, filmes, etc.

» Alto desempenho ou high-end: recomendada para artividades de alta complexidade, como jogos que exigem excelentes resoluções, muita potência, etc.

Preços

O valor da placa mãe varia entre R$ 1.000,00 à R$ 3.000,00 mil reais aproximadamente, dependendo do seu desempenho, marca e outros fatores de articulação.

Considerações importantes

Existem outras peças que são relevantes na montagem de um PC e que também são importantíssimas para a escolha da placa mãe – para que não exista incompatibilidade de produtos – como:

Observação: Sempre faça uma pesquisa no mercado antes de comprar qualquer um dos itens a seguir, sempre ressaltando aos vendedores das lojas para qual especialidade o computador será usado.

Processador

Analise os dados de suporte de processador, velocidade, conector e outras categorias de desempenho. As marcas que mais se destacam no mercado são a ADM e a Intel.

Placa de vídeo

Essa peça só é necessária nos casos de atividades intermediárias e de alto desempenho. As placas de vídeo offboard são relevantes para liberar o processador de tarefas pesadas de processamento gráfico. É importante verificar se a placa mãe possui um slot compatível com a placa de vídeo e quantas placas de vídeo suporta em sua capacidade.

Memória RAM

Prefira sempre as memórias que sejam compatíveis ao DDR2 e DDR3 para não ter que fazer trocas de memória a curto prazo, já que ambas padronizações estão inseridas no mercado. A limitação da memória deve ser de 3 GB – de preferência -, já que a proporção de equipamentos e softwares adaptáveis a tecnologia de 64 bits ainda é consideravelmente pequena.

Dica

Consulte um profissional da área, descrevendo as suas necessidades e articulem juntos uma melhor busca por marcas, preços e desempenho, assim ficará mais fácil acertar nas escolhas no momento da compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.