Pontos marcantes da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial aconteceu durante os anos 1914 á 1918, no século XX, onde o continente europeu se transformou em uma área de guerra, de luta entre vários países e muitos mortos.

Motivos da Primeira Guerra

* Partilha de terras;

* Concorrência econômica;

* Expansionismo;

* Exploração;

* Corrida armamentista;

* Política de Alianças.

Após inúmeras pesquisas, estudiosos afirmam que a Primeira Guerra teve início após a morte do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-húngaro, que queria elevar alguns de seus territórios a importância do país, mas os partidários nacionalistas da Mão Negra não apoiavam essa ideia, com isso todos apoiaram Gavrilho Princip a executar Ferdinando. Com isso, se deu o ponto de partida para as guerras entre várias nações.

Formaram-se a partir daí dois grupos, de um lado a Tríplice Aliança agrupando os países da Alemanha, Itália e o 

Primeira Guerra - trincheiras

Império Austro-húngaro, de outro a Tríplice Entente, constituída pela França, Rússia, EUA e Inglaterra.

A guerra foi dividida em algumas fases e em entradas e saídas de apoios de alguns países. Veja.

Primeira fase

Essa fase foi o ponto de partida da Primeira Guerra, que se deu início em 1914, caracterizada pela Guerra do Movimento onde a Alemanha começou seus ataques altamente violentos com a França. Os alemães invadiram as terras francesas e derrotaram inúmeros soldados, mas por fim, a França se recuperou e conseguiu defender seu território.

Nesse período as duas Tríplices formaram um longo processo político onde cada grupo tinha suas ideias consolidadas e com isso as disputas ficavam cada vez mais difíceis e fazendo muitas vítimas.

Essa etapa foi de Agosto a Novembro de 1914.

Segunda fase

Essa fase aconteceu de Novembro de 1914 até 1918, onde ficou conhecida como Guerra de Posições. Nesse período os militares contavam com o avanço processo de tecnologia armamentista, que causou milhares de mortes.

Esse período também ficou conhecido como a Guerra das Trincheiras, pois os soldados faziam valas no solo, rodeando-as com sacos e utensílios para que deixassem eles mais protegidos dos ataques dos outros países.

Nessa etapa os EUA entra no confronto por motivos de mercantilização com a Tríplice Entente. No dia 6 de Abril de 1917 os norte-americanos declararam guerra com a Alemanha pois nessa fase já não era mais possível manter ma neutralização.

Nesse período, outro fator importante que se destaca foi a saída da Rússia da Guerra em fator da Revolução Socialista Russa.

Com isso, as Tríplices ganharam novos reforços sendo a Aliança contando a partir desse ponto com o apoio da Turquia e a Bulgária; e a Entente com o Brasil, Romênia, Portugal, Japão e Argentina.

Terceira fase

Uma etapa totalmente ofensiva que aconteceu no último ano da Guerra onde novas armas eram utilizadas, além dos ataques de aviões e os bombardeios. Nesse período também ressalta-se o crescimento do exército de soldados norte-americanos.

A entrada dos EUA reforçou ainda mais o poder da Tríplice Entente, mas a Rússia possibilitou que a França e a Itália invadissem a Alemanha. Depois de muita luta, os países Ententes conseguiram derrotar  os da Aliança e se fazer ainda mais forte.

No final de 1918, a Alemanha já não possuía mais condições de manter a Guerra, com isso a sua própria população forçou que o imperador Guilherme II abdicasse do trono e com isso foi criado o modelo República para o país, retirando ainda o poder militar que havia na época.

Fim da Primeira Guerra

O fim se deu no final do ano de 1918, onde todos os países foram obrigados a assinar vários tratados de paz para acabar com as lutas e mortes. O único Estado que não foi convidado para tal foi a Rússia, devido a sua traição aos países que ela era reunida antes de sair da Guerra. O mais importante dos tratados foi o Tratado de Versalles que puniu severamente os perdedores dessa batalha.

A Primeira Guerra matou aproximadamente 9 milhões de pessoas. O poder econômico do território europeu estava altamente abalado e com isso os outros países criavam potências econômicas, aumentando cada vez mais o seu poder, tal como os EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.