Perda de peso o que pode ser

O Peso do nosso corpo é estabelecido tanto por fatores genótipos quanto fenótipos, sendo esse último ainda mais enfático, pois é influenciado pelo consumo de calorias em relação aos gastos calóricos. Existem duas formas de perda de peso separadas clinicamente, voluntárias e involuntárias, a primeira como o nome já denuncia acontece com a consciente motivação do indivíduo para isso,  a segunda bem mais complexa, geralmente está associada a algum problema de saúde e deve ser analisada com atenção.

Quando se perde cerca de 5 Kg ou mais em menos de seis meses, sem nenhum tipo de movimento para isso é um motivo para se procurar o médico, contudo, cerca de 50 % dos casos queixados, quando analisados com mais afinco, não são realmente verídicos, estando dentro da normalidade. É importante notar também se ocorreu algum tipo de alteração no apetite, são muito mais comuns os casos em que o emagrecimento está associado a perda do mesmo. Pessoas idosas também devem levar em consideração que com o avançar da idade temos uma perda natural de 5% em nossa massa corpórea.

perda de peso motivos e tratamentos
Perda de peso repentina e espontânea pode ser sintoma de um problema de saúde bem maior.

Principais doenças que desencadeiam o emagrecimento com aumento de apetite

*  Feocromocitoma

*  Hipertiroidismo

*  síndrome de má-absorção

*   Diabete mellitus em descontrole

Principais doenças que desencadeiam o emagrecimento com perda de apetite

* Câncer

* Transtornos mentais por exemplo: depressão, bipolaridade e distúrbio de ansiedade.

* Infecções com ação crônica por exemplos: parasitoses, AIDS e Tuberculose.

* Patologias Crônicas, exemplos : Parkinson, demência e AVC.

*  Problemas gastro intestinais

* Drogas exemplos: Cocaína, Anfetamina e Álcool

* Fármacos: antidepressivos e quimioterápicos.

Dentre essas a que merece maior enfase devido a seu risco sem dúvida é o câncer, que geralmente acomete o perímetro gastro intestinal, sendo seguido pelas disfunções mentais. O tratamento consiste principalmente em sanar não o emagrecimento como um problema, e sim sua causa, então para cada disgnóstico haverá procedimentos específicos.

Embora emagrecer seja hoje um desejo de muito, estranhe quedas repentinas no ponteiro da balança, emagrecer rapidamente pode ser um sintoma de vários males, como vimos a cima. Não seja despretensioso com os avisos dados pelo corpo, procure o quanto antes o consultório médico para uma avaliação clinica mais precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.