Parto sem dor: procedimentos e tirar dúvidas

O momento do parto é muito temido pelas mulheres devido a dor que esse processo proporciona à elas. Já existem algumas técnicas no mercado que proporcionam partos menos dolorosos e outro indolor, sendo ele a cesariana, conhecido também como parto abdominal.

A cesariana é realizada com um procedimento cirúrgico, onde é composto de uma laparotomia seguida de uma histerotomia, onde há  acesso à cavidade abdominal e ao interior do útero da mamãe. Anteriormente, esse tipo de parto era utilizado somente por mulheres que tinham partos complicados, mas no mundo nos dias de hoje, qualquer gestante pode realizá-lo.

Como a cesariana é feita?

Passo a passo de uma cesariana.
Mamãe e bebê após seu nascimento.
(Foto: Reprodução)

Antes de realizar a escolha do parto, o obstetra irá informar à gestante sobre os riscos e os benefícios de cada modalidade de parto, de acordo com a gestação dela. Ele ainda terá que solicitar exames cardiológicos, testes de coagulação e avaliar bem o histórico alérgico a medicamentos da paciente. Os maiores medos ao realizar uma cesariana é a anestesia e o pós operatório.

1° passo: Internação!

O médico que definirá essa data, mas costuma ser duas semanas antes ou depois da 36° semana gestacional.

2° passo: Preparativos!

Esse processo será orientado e ministrado pela equipe médica do hospital, onde a mamãe passará por 3 etapas, sendo elas a soroterapia, hidratação e jejum.

3° passo: Operação!

Nesse momento, a gestante é levada para o centro cirúrgico, sem nenhum traje, apenas com uma camisola do hospital. Ao chegar no centro cirúrgico, ela será transferida da  maca à mesa de cirurgia.

Um médico obstetra realizará a cirurgia juntamente com um médico auxiliar, um anestesista e um circulante de sala.

Primeiramente a paciente será anestesiada. A anestesia é raquimedular e seu efeito será sentido da porção média do abdômen para baixo. Depois as vestimentas da paciente será retirada, uma assepsia na região abdominal e os aparelhos utilizados serão feitos para que a cesariana comece.

Procedimento operacional: o médico irá fazer uma incisão de aproximadamente 10 – 12 cm na parte mais baixa do abdômen, onde passa o elástico da calcinha, acima da sínfise púbica. A incisão é horizontal e atinge três planos: pele,  tela subcutânea, que é a camada de gordura e a fáscia do músculo reto abdominal, que é uma membrana que reveste o músculo. Em seguida, o cirurgião altera a posição de incisão e faz um corte e afasta os músculos reto abdominal. Em sua porção central, local conhecido como linha alba, é uma fusão de tendões, pouco irrigado, que não sangra, porém  apresenta cicatrização demorada. Vencendo este plano, o cirurgião incisona também o peritônio, que reveste os órgãos abdominais e visualiza o útero, o mesmo é aberto, o bebê e a placenta são retirados.

Quando o bebê é retirado da barriga, o pediatra o pega para realizar exames, medições, limpeza e pesagem. Enquanto isso, as camadas que foram abertas no abdômen da mãe serão limpas e saturadas.

4° passo: Pós-operatório!

Após a realização da cesariana, a mulher terá que ter vários cuidados, não somente com os pontos da cirurgia, mas também com a  alimentação. As primeiras refeições leves deverão ser consumidas somente após 8 horas do término da cirurgia e as mais pesadas, de um à dois dias depois.

Após o parto a mãe já poderá amamentar o bebê, como no parto normal.

Lembre-se!

Há vários pós e contras dentre os diversos partos. A recuperação da cesariana é muito lenta e devido a isso e a outros fatores, o parto natural é o mais indicado. Converse muito com o seu obstetra durante todo o período  pré-natal e veja qual o procedimento mais indicado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.