Oque não devemos comer nos dias quentes

Calor em excesso
Beber bastante água é essencial em dias de muito calor

No calor é comum fadiga, náuseas, tortura e desmotivação acometer nosso corpo, isso por que, o organismo precisa sempre manter um temperatura interna razoável,  em média 36 graus Celsius, não importa o quão calor faça lá fora. Quando o Hipotálamo detecta esse aquecimento climático  envia uma série de ordem ao corpo, para a manutenção térmica.

Para refrigerar o corpo a primeiro ato de proteção acontece na Derme, o coração passa a canalizar grandes volumes de sangue para a pele afim de promover a expulsão do calor. O principal mecanismo de liberação de calor corporal é o suor, por isso, os rins diminui seu trabalho deixando, assim, o processo de transpiração pode ocorrer, nosso estômago também altera seu trabalho, para que a digestão ocorra satisfatoriamente é preciso que uma grande quantidade de sangue trabalhe na região gástrica, no calor, esse sangue está na pele, por conseguinte, a digestão fica em segundo plano.

O que Comer para amenizar os efeitos dos dias quentes ?

Normalmente, a maioria dos efeitos do calor podem ser minimizados com ações simples, principalmente no âmbito alimentar. Devido a substancial perca de água pela sudorese, nosso organismo se desidrata com facilidade, portanto, temos que aumentar nosso consumo de água e líquidos, uma boa dica é tomar água de coco, a substância é fonte de potássio e sais minerais, um poderoso isotônico natural, que auxilia na recuperação energética. Se hidratar evita ainda, o desenvolvimento de alguma patologia no perímetro renal.

frutas e sucos
Frutas e sucos não podem faltar na dieta para o calor

Outro problema muito citado no verão e em altas temperaturas é o desconforto estomacal, novamente, ações corretas podem afastar de nós esses males, frutas, vegetais é a melhor dieta para o clima, fuja de alimentos pesados e gordurosos,com isso, você ajuda seu estômago a passar pelo calor. Aves e frutos do mar são as melhores opções de carne, saudáveis  e de fácil assimilação.

Por último, mas não menos importante, evite bebidas alcoólicas, estas promovem a desidratação corpórea e não é isso que queremos. O sal também pode se tornar um vilão, excessos do mineral pode acarretar retenção de liquido dificultando o procedimento de liberação de calor.

Além da Alimentação o que fazer para suportar o calor?

Para suavizar os efeitos nocivos do calor uma boa dica é tomar banhos gelados e usar roupas mais leves, evite práticas de atividades físicas exaustivas principalmente a noite e debaixo de muito sol.  Na hora de dormir deixe o quarto bem arejado, com o calor é comum aparecer a baixa umidade e  o sono tornar-se desconfortável. No Sol é muito importante também proteger a pele, abuse de protetores e hidratantes, use óculos de solar, se possível  fuja da  exposição aos raios UV .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.