Primavera Brasileira: Motivos das Manifestações no Brasil 2013

Brasil

Em 2013 o Brasil entrou em um processo de manifestações continuas após uma aumento de 0,20 centavos na passagem do ônibus no transporte publico no Estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, esse foi o estopim para dar inicio a uma serie de manifestação contra o governo.

As manifestações ganharam outras dimensões muito maiores do que sua primeira revindicação de diminuição  da tarifa do transporte publico, acabou virando um motivo para uma manifestação nacional, vários protestos se organizaram por redes sociais como o Facebook e no twitter, diante do inicio das copas das confederações o movimento gerado se aproveitou da mídia internacional, para criar apoio pelo mundo inteiro, milhares de videos foram postados na internet mostrando que milhares de brasileiros foram as ruas clamar pelos seus direitos.

Brasil

Os protestos começaram a ganhar repercussão no dia 16/06/2013 em uma escala menor de pessoas que vieram manifestar em algumas capitais, teve inicio a repressão da policia, e o inicio de uma exposição do movimento com a mídia que muitas vezes retratava alguns poucos vandalismos isolados, diante do quadro de muitas pessoas, no dia 17/06/2013 houve um dos maiores movimentos nos últimos vinte anos da história do Brasil, estimasse que houveram mais de 60 mil pessoas em São Paulo, mais de 80 mil no Rio de Janeira e outras capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte se manifestação com um enorme quantidade de pessoas.

Outra vez houve repressão policial, e alguns poucos casos isolados de vandalismo, a mídia internacional começou a voltar os olhos para os movimentos no Brasil, a internet era bombardeada de recados de apoio, fotos dos movimentos, videos, em Brasilia assim como em 1983 os brasileiros invadiram o congresso nacional, simbolo de um movimento que tomou proporções gigantescas, muitos estudiosos estão chamando o movimento de “primavera brasileira” uma referencia as palavras de Che Guevara.

Brasil

No dia 18/06/2013 novamente o povo voltou as ruas, diante dos movimento do dia 17 pelo menos 6 Capitais já haviam abaixado o preço da tarifa do transporte publico, apesar da repressão, que acontecia não só com manifestantes mas com jornalistas também, no dia 18/06 o movimento foi ainda maior que no dia 17 estimasse mais de 100 mil pessoas só no Rio de Janeiro, varias pequenas cidades do pais inteiro também manifestaram o seu apoio, houve confronto entre manifestantes radicais e policiais novamente.

Entretanto no dia seguinte as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, abaixaram a tarifa do transporte publico, uma vitoria muito comemorada pelos brasileiros que demonstra na pratica o poder do povo, apesar da prefeitura de São Paulo ter sinalizado a redução ainda houve movimento no dia 19, ainda que em escala menos, mas houve principalmente em Fortaleza como forma de chamar a atenção devido ao jogo do Brasil que acontecia lá.

Todo o movimento do que estava organizando manifestação decidiu realizar um ato nacional dia 20/06/2013 que ainda está para acontecer, talvez este ato decida uma serie de rumos para todo o movimento.

Brasil

Motivos que levaram a manifestação

A primeira causa, ou estopim foi o reajuste de 0,20 centavos na passagem do transporte publico o que muitos consideravam um motivo banal, entretanto esse foi apenas um estopim para um movimento maior, que tinham muitas reivindicações, o que se assemelha muita a revolução francesa  pois o seu estopim foi o aumento do preço do pão.

Existem muitas reivindicações como diminuição da corrupção, retirada imediata da proposta de lei PEC 37 que prevê diminuir o poder do Supremo Tribunal Federal, órgão responsável por fiscalizar o Legislativo, o que daria liberdade para políticos fazerem atos absurdos sem nenhum punição.

Entre os manifestantes não há uma ordem consistente do que está sendo exigido, existem diversos motivos diferente que estão levando as pessoas as ruas, provavelmente em breve sairá algumas lista de reivindicações que atendam a maioria do pedidos da população.

Quem são os manifestantes

Inicialmente eram militantes e universitários que estavam nas ruas, depois de pouco tempo trabalhadores de todos os seguimentos sociais se juntaram ao manifesto, ainda não há uma estimativa clara de quem são realmente os manifestantes, mas estimasse que são jovens de uma faixa etária entre 17 a 25 em sua maioria, e mais de 50% são estudantes.

Quais cidades estão envolvidas nesse movimento?

Brasil

Até o presente momentos eram colocados 11 Capitais e espalhadas pelo Brasil mais de 500 cidades, que criaram movimentos em apoio, muitas vezes com outras reivindicações , mas ainda que  ainda assim apoiavam o manifesto nas capitais.

Como a mídia internacional está demonstrando esse movimento

Em sua maioria a mídia internacional expressa apoio positivo ao movimento, ainda que relatem casos isolados de vandalismo, jornais importantes do mundo inteiro publicaram sobre os movimentos do Brasil como o El país, e The New York Times. Porém na mídia nacional são poucos os apoios manifestados, em sua maioria são apenas relatos de poucos casos de vandalismo e números duvidosos sobre a quantidade de manifestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.