Minerais de destaque na Itália

A história da Itália é marcada por muitas reviravoltas desde de a antiguidade, entretanto para quem conhece um pouco da Itália logo vê a diferença atenuante que teremos entre o norte e o sul do país. O nome como um país desenvolvido e forte, onde cidades são conhecidas pelo mundo inteiro pelo charme de suas arquiteturas de um império que perdurou por muito tempo. A região sul da Itália é a  mais pobre, menos urbanizada e com um população com um situação de renda inferior, algo muito semelhante ao que ocorre nos Estados Unidos.

minerais de destaque da Itália
Os minerais mais explorados na Itália são ferro e carvão. (foto: reprodução)

Um das reformas que tem se destacado como produção da Itália e tem contribuído para o crescimento da região sul são os recursos minerais que estão sendo explorados. Como o solo da península itálica  é formado principalmente por um solo vulcânico, a sua principal produção são minerais industriais como ferro, alumínio, carvão, granito e fosfato. Apesar da produção ter um leve aumento ainda é apenas uma pequena parte do PIB italiano.

A maioria dos metais que chegam na Itália são exportados, cerca 82% da produção industrializada da Itália ainda fica no Norte do país. A dependência de produções externas sempre foi um fato presente na Itália, causado principalmente pela escassez do solo vulcânico que não consegue produzir uma boa variação de alimentos, por isso a maior parte da produção é baseada em frutas como uva e azeitona que crescem acima do solo.

O setor de mineração não será tão explorado, entretanto representa uma boa parte da produção na Itália. Empresas como a FIAT são dependentes desse recurso, entre os minerais que mais se destacam e os mais explorados na Itália podemos citar o ferro e o carvão. Mas não é o setor mais expressivo como seria o comercio e os serviços que representam mais de 65% da força de trabalho italiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.