Melhor forma de lavar tênis

O tênis é um calçado de muita importância para quem necessita realizar várias atividades físicas. Em maioria dos esportes, o tênis é fundamental para que praticar determinada modalidade, porque proporciona conforto, estabilidade e precisão nos movimentos. No mercado é possível encontrar tênis de todos os modelos – para esportes em geral ou para simples passeio, o ideal é escolher o tipo certo para cada situação, uma vez que existam inúmeras marcas, cores, material e etc.

Por ser a cada vez mais bem elaborado, o tênis possui grande vida útil, devido a tecnologia e materiais utilizados em sua fabricação. Entretanto, para manter a vantagem da durabilidade, é importante cuidar bem desse calçado, agindo assim poderá manter as propriedades de amortecimento e preservar outros aspectos do mesmo, seja a estabilidade ou design, além disso pode garantir que odores desagradáveis como o chulé apareçam.

tênis variados
Vários tipos de tênis.

Lavar o tênis se faz necessário, no entanto, a lavagem excessiva pode desgastá-lo, isso significa que deve ser lavado quando for imprescindível. O tênis pode ser lavado em máquinas, mas deve ser colocado dentro de uma bolsa específica para essa finalidade. Existem diversas lavanderias que trabalham com o processo de pré-lavagem, onde comumente utilizam produtos líquidos neutros, bactericidas e fungicidas, também fazem a secagem em local fresco na sombra.

Outra forma de lavar o tênis é manualmente, seguindo o passo-a passo:

  • O cadarço e a palmilha devem ser retirados e reservados;
  • Coloque o tênis no tanque e o passe na água corrente;
  • Esfregue de maneira delicada o tênis, utilizando uma pequena escova que contenha cerdas macias e sabão em barra;
  • Após ensaboar todo o tênis, o enxágue e repita todo o processo;
  • Pode realizar os mesmos movimentos nos cadarços e na palmilha;
  • Pressione o tênis, afim de retirar o excesso de água, em seguida coloque-o apoiado em uma parede;
tênis ensaboado
Não pendure o tênis no varal, pode comprometer sua estabilidade.
  • Deixe por cerca de 10 minutos, depois pressione mais uma vez;
  • Com a ajuda de uma toalha de rosto (usada) seque o tênis pelo lado de dentro e também do lado de fora, para diminuir a umidade;
  • Acomode o tênis em um local ventilado e na sombra para que fique completamente seco. Lembrando de colocar o calçado na posição horizontal.

Dica: Nunca faça uso de alvejantes na lavagem do calçado, nem deixe-o de molho, isso danifica o material, além de aumentar o odor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.