Linha que limita a zona quente da Terra

As zonas climáticas da Terra se definem através da localização geográfica do lugar e a intensidade de luz solar que a região recebe durante os meses do ano. Isso acontece devido a forma esférica do planeta, que faz com que os raios solares incindam de forma diferenciada na superfície terrestre.

A área mais quente da Terra durante quase todos os períodos do ano se localiza na Linha do Equador, portanto, quanto mais próximo a região estiver dessa linha, mais elevada será a sua temperatura. Cientistas afirmam que esse fenômeno se dá porque os raios atingem a superfície terrestre formando um ângulo de 90°.

Para facilitar o entendimento do clima e a sua classificação no globo terrestre, foi criado, pelos homens a muito tempo atrás, uma classificação das zonas térmicas do planeta (faixas localizadas entre as linhas dos Paralelos – todo círculo menor perpendicular ao eixo terrestre e paralelo a Linha do Equador), sendo elas:

» Zona intertropical: Se localiza entre o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio, é a região mais próxima da Linha do Equador. Nessa área da Terra as temperaturas são bastante elevadas devido a sua forte incidência de raios solares;

» Zonas polares: Estabelece entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul). Nessa região, os raios solares são mais fracos devido a sua inclinação. Algumas áreas do local possuem temperaturas abaixo de 0° em determinadas épocas do ano.

» Zonas temperadas: A região norte se localiza entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. Ao sul entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. A intensidade dos raios solares dessas regiões são menores que a da zona intertropical e maiores que a da zona polar.

Divisão das Zonas érmicad da Terra dadas através da Linha do Equador.
Zonas térmicas da Terra.
(Foto: Reprodução)

Essa divisão ainda pode ser descrita segundo as zonas climáticas:

» Zona Polar Antártica: Compreende o Círculo Polar Antártico e o Pólo Sul.

» Zona Temperada Sul: Compreende o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

» Zona Tropical: Compreende o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

» Zona Temperada Norte: compreende o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer.

» Zona Polar Ártica: compreende o Pólo Norte e o Círculo Polar Ártico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.