Grupo justiceiros

O grupo justiceiros é o nome dado á um conjunto de indivíduos que, vendo a omissão da policia, acreditam estar fazendo justiça com as próprias mãos. São indivíduos que agridem  pessoas suspeitas de praticar delitos. Isso ocorre não apenas  na cidade do Rio de Janeiro mas em outras regiões do país. Demonstrando a fragilidade da segurança, tanto municipal quanto estadual.

 Os policiais da região suspeitam que os justiceiros atacam os indivíduos que praticam pequenos delitos em bairros próximos. Os que fazem a justiça com as próprias mãos, como pode ser colocado também, usam pedras, paus e até mesmo tacos de beisebol. O último caso registrado foi no bairro do Flamengo, no último dia 04 de Fevereiro de 2014, onde o grupo espancou um menor suspeito de ter praticado um furto na área. O agredido foi deixado preso, nu, em um poste com uma trava de bicicleta. A agressão foi tão séria que o jovem atacado teve parte da orelha arrancada. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que tiveram de usar um maçarico para soltar o rapaz e em seguida levado para o Hospital Municipal Miguel Couto.

Muitos casos como esse já foram registrados em vários bairros da capital carioca, mas esse, em particular, ganhou conotação maior no país devido a publicação da foto do rapaz em diversas redes sociais pela artista plástica Yvonne Bezerra de Melo, fundadora do projeto Uerê que atende crianças e adolescentes carentes no Complexo do morro da Maré. Yvone ficou apavorada com tudo o que viu e, em sua publicação no “Facebook”, afirmou que o rapaz agredido havia sido mais uma vítima dos frequentes assaltos no parque do Flamengo. Mas em alguns pontos de seus comentários surgiam duvidas que divergiam, do menor ser ou não um infrator na região.

A Polícia Civil local afirma que 14 jovens, de classe média alta, sendo um deles menor de idade, foram levados para a 9° DP do Catete, onde prestaram  depoimentos, assinaram um termo circunstanciado e logo liberados. Os mesmos estão sendo indiciados por crime de corrupção de menores, formação de quadrilha e  lesão corporal.

Os moradores do bairro do Flamengo afirmam que o local está cada dia mais perigoso e que não tem segurança em morar ali. Em redes sociais, é possível observar a indignação de alguns pela falta de segurança, onde muitos dizem que a atitude foi correta. Já outros se indignam pela forma como o grupo de justiceiros agiram, devido a maneira violenta e a exposição do rapaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.