Lençol freático definição

Os Lençóis Freáticos correspondem a um reservatório de água subterrânea derivado da infiltração da água da chuva no solo, onde se aglomeram nos locais de recarga, isto é, na superfície que delimita a zona de saturação da zona de aeração, onde a água preenche todo e qualquer espaço permeável ou poroso existente entre o solo e as rochas.

Sua formação é dada de acordo com o relevo do terreno, como as variações das rochas e suas evasões que se distinguem muito em relação a vegetação, a vazão de descarga, quantidade de chuvas e características do solo. A ciência responsável por realizar os estudos dessa categoria é a hidrologia.

Formação dos reservatórios. (Foto: Reprodução)
Formação dos reservatórios.
(Foto: Reprodução)

Observando sua estruturação geral, é possível ver que a vegetação é a principal responsável pelo escorrimento gradativo da água da chuva para os lençóis, conseguindo evitar vários tipos de erosões com esse processo. Grande parte desses reservatórios, são denominados de aquíferos artesianos (que sofrem pressão maior que 1 atm) ou aquíferos artesianos livres (que possuem pressão atmosférica igual a da superfície).

Nos lençóis freáticos ou aquíferos livres, a água da chuva flui sem qualquer tipo de restrição, ou seja, sem nenhum tipo de confinamento. Na maioria dos casos, os seus reservatórios se encontram pouco abaixo da superfície do solo e das rochas, não tendo tanta profundidade, o que proporciona a formação de nascentes, onde a água brota da terra.

As nascentes que se encontram em meio a natureza possuem água mineral, isto é, pronta para uso, mas as que se localizam próximas a grandes centros urbanos, necessitam de tratamento, devido a contaminação do solo e o uso de agrotóxicos, etc.

Curiosidade

Aquífero Guarani corresponde a uma dos maiores reservas subterrâneas do mundo, se estendendo pelo centro-sudoeste do Brasil, noroeste do Uruguai, nordeste da Argentina e sudeste do Paraguai.

Representação do Aquífero Guarani. (Foto: Reprodução)
Representação do Aquífero Guarani.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.