Lábio leporino: tira dúvidas

O lábio leporino é uma das malformações congênitas que acontecem com os bebês enquanto ainda estão sendo gerados. Nos últimos anos esse assunto vem ganhando destaque porque os quadros dessa disfunção cresceram alarmantemente, alteração que está gerando milhares de dúvidas, como as descritas a seguir:

O que é o lábio leporino?

Essa patologia é caracterizada pelos médicos como a abertura no lábio ou no palato, podendo ser ela completa ou não. Esse transtorno acontece nos três primeiros meses de gestação, onde o lábio e o céu da boca de desenvolvem separadamente, fazendo com que fissuras fiquem aparentes, prejudicando a estética e algumas funções do organismo do bebê.

Quais são as suas causas?

Lábio leporino: tira dúvidas
A apresentação do lábio leporino acontece durante o desenvolvimento do embrião.
(Foto: Reprodução)

Mesmo com tantas pesquisas levantadas sobre o assunto, não existem causas específicas que justifiquem a doença, mas os médicos alertam que elas podem estar altamente ligadas a pré-disposição genética, na maioria dos casos. Mas, para levantar essa informação com exatidão, é essencial que diagnósticos detalhados sejam efetuados em cada bebê.

Como é feito o diagnóstico?

A descoberta inicial do lábio leporino é realizada pela ultrassonografia, enquanto a criança ainda está sendo gerada. Após o seu nascimento, uma bateria de exames é articulada para identificar as causas do transtorno para que o tratamento possa ser manipulado.

Quais são as formas de tratamento?

Os procedimentos articulados pelos médicos são multidisciplinares, porque esse distúrbio compromete tanto a estética quanto a saúde física, psicológica e emocional do paciente. O acompanhamento com cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, odontologistas e outros profissionais é essencial desde a infância até os dezessete anos de idade aproximadamente, para que todas as correções necessárias e apoio sejam executados.

Quando a cirurgia pode ser feita?

Esse prazo irá depender muito das considerações médicas, mas estima-se que a partir dos três meses de vida do bebê as cirurgias de correção comecem a ser realizadas.

O bebê fica com sequelas?

Quando o tratamento correto não é promovido, diversas sequelas podem ser apresentadas pelas crianças, como problemas na fala, perda da audição, déficit nutricional, depressão e outros transtornos emocionais devido ao preconceito.

A fenda palatina é o mesmo que lábio leporino?

A fenda palatina é conhecida como um grau de agravamento do lábio leporino, onde o palato não se fecha completamente, podendo ficar com aberturas pequenas, médias ou grandes.

O bebê terá problemas para desenvolver suas atividades de fala, alimentação ou crescimento dos dentes?

As dificuldades serão muitas em relação a execução de diversas atividades, por isso será essencial que os pais procurem o auxílio de profissionais especializados na área para que acompanhem todo o tratamento, indicando como serão as formas de alimentação, de apoio ao desenvolvimento da fala e de outros sentidos.

É comum que os pais se sintam responsáveis, culpados e pressionados pela tristeza que os filhos apresentarão quando estiverem maiores. Por isso, é importante que todos juntem suas forças para enfrentar esse desafio juntos, principalmente em relação ao preconceito e as práticas de bullying.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.