IPVA 2013 MG

Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), como o nome já diz, é o tributo cobrado pelo Estado, com finalidade de aumentar as reservas dos cofres públicos. Esse dinheiro deve retornar para o cidadão, na forma de melhorias e infraestrutura, saneamento básico, educação, saúde, ou seja, todos os serviços de competência governamental.

IPVA
Na teoria o IPVA deve garantir melhorias públicas, principalmente na malha viária do país.

O IPVA ao lado do IPTU são os impostos mais conhecidos pelos brasileiros, isto porque, o gerador do tributo é a  posse de propriedade privada. No caso do IPVA todo cidadão que tem um automotor deve para pagar as taxas, um confusão comum e julgar que o imposto incide apenas sobre os veículos que trafegam em vias terrestres, na verdade a ação tribuitária corrobora todo tipo de meio de transporte equipados com um motor.

Quem tem o IPVA atrasado não pode tirar a licença anual do veíoculo, e se for pego em uma blitz nessa situação irregular corre o risco de ter o automóvel apreendido. O valor do IPVA é calculado, levado-se em consideração o valor de tabela, se novo, e se usado, pelo preço de venda vigente no mercado, as alíquotas variam de 1 a 6% no valor do preço total do veículo.

Para você que tem automotor credenciado no estado de Minas Gerais o pagamento pode ser realizado da seguinte forma, se pretende evitar os juros do atraso e conseguir pagar com desconto ou parcelado, atenção para os prazos de cada terminação de placas:

– Placas com terminação 1: 29/01/2013, data para o pagamento total com 5% de desconto ou até dia 31 para a primeira parcela se decidir dividir.

-Placas com terminação 2 e 3: 25/02/2013, data para o pagamento total com 3% de desconto ou até dia 28 para a primeira parcela se decidir dividir.

-Placas com terminação 4 e 5: 30/03/2013, data para o pagamento total com 3% de desconto ou até dia 31 para a primeira parcela se decidir dividir.

-Placas com terminação 6 e 7 : 28/04/2013, data para o pagamento total com 3% de desconto ou até dia 30 para a primeira parcela se decidir dividir.

-Placas com terminação 8 e 9: 30/05/2013, data para o pagamento total com 3% de desconto ou ou até dia 31 para a primeira parcela se decidir dividir.

– Placas com terminação 0: 29/06/2013, data para o pagamento total com 3% de desconto ou ou até dia 30 para a primeira parcela se decidir dividir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.