Coisas que podem cair no Enem 2013

Em cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o número de participantes aumenta, principalmente pro aqueles que querem utilizar as notas adquiridas para tentar uma vaga nas instituições de ensino superior do país, através das bolsas oferecidas pelo governo. Mas junto ao crescente número de inscritos, está também o alto nível das provas, que abordam vários temas relacionados as diferentes matérias determinadas.

As provas que acontecem em dois dias, são elaboradas com questões que tratam desde matéria como Ciências da Natureza, Linguagens, Biologia e Química, Humanas, até Filosofia e Sociologia, além dos Códigos e Linguagens da área de Português e de Língua Estrangeira. Ainda é cobrada a elaboração de uma redação, a qual precisa ser composta de argumentos claros e precisos.

Candidatos se preparam para o Enem estudando com apostila.
Entre os conteúdos que podem cair no Enem, também estão os temas que possuem grande repercussão na mídia.

No exame é possível observar a unificação de várias matérias em apenas uma questão, portanto, faz-se necessário ter um bom conhecimento de todas as disciplinas que são estudadas durante o ensino médio e saber interpretar corretamente todos os quesitos presentes. Os temas escolhidos para constituir todas as questões das provas são aquele que possuem grande repercussão na mídia, podendo intercalar entre economia, meio ambiente, política, saúde, educação e etc.

Todo o exame tem portanto, uma definição de matrizes que servirão como referência na aplicação das quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias, que inclui tópicos das disciplinas de Filosofia, Sociologia, Geografia, História e conhecimentos gerais.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias, abrange os conteúdos de Física, Química e Biologia.
  • Educação Física e Tecnologias da Informação.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, que aborda temas da Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Artes e Literatura.

Para quem decide estudar para o Enem é recomendável utilizar como parâmetro, as outras edições do exame, analisando os tipos de temas que foram abordas e ainda pode identificar como são cobrados os temas na questões e também na redação. Além das provas, o candidato pode conferir o conteúdo que irá cair nas provas através do edital do Enem. Segue aqui o edital da última edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.