Incompatibilidade sanguínea entre o casal tira dúvidas

A incompatibilidade sanguínea  pode apresentar muitos problemas para qualquer pessoa que pretenda ter filhos. A incompatibilidade  pode causar diversos problemas e levar até mesmo a morte do futuro bebê e um dos fatores mais comuns, em alguns casos, é a incompatibilidade do sistema ABO. Nestes casos não há nenhum risco para o bebê, o máximo que pode acontecer, é a criança nascer com icterícia que é uma cor amelada mas que pode ser facilmente tratada.

casais com incompatibilidade sanguínea e o risco na gravidez
A incompatibilidade sanguínea pode apresentar riscos para o bebê. (foto: reprodução)

O mais preocupante nesse caso é a relação ao fator Rh. Por exemplo, caso a mãe apresente um fator Rh negativo e o pai um fator Rh positivo, o que é muito raro, a criança pode nascer com sérios problemas sanguíneos, o feto pode até nascer morto durante o parto. Basicamente, quando há  incompatibilidade entre os fatores Rh da mãe e do bebê, o organismo da mãe reconhece o feto como um intruso e os glóbulos brancos iniciam um ataque contra o feto.

Esse caso é preocupante, mas não tanto se for a primeira gravidez. Na primeira gestação o organismo da mãe produz glóbulos brancos em menor quantidade  e os mesmos não conseguem atravessar a placenta, portanto o feto fica protegido durante toda a gestação, mas após a primeira gravidez o corpo já começa a produzir glóbulos maiores que são capazes de atravessar a barreira da placenta e começam a destruir as emacias do feto, caso o bebê sobreviva é provável que tenha uma grave anemia ou icterícia rara.

A melhor maneira de evitar qualquer problema com o futuro bebê, é fazendo o pré-natal o mais cedo possível. Logo o obstetra saberá bem com o que está lhe dando e indicará o melhor tratamento. Nos casos mais graves o médico pode indicar uma vacina para que a mãe diminua a sensibilidade em relação ao feto e possivelmente um medicamento chamado Anti-D nas primeiras 72 horas do pós-parto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.