Idade máxima para entrar no exército

O Serviço Militar engloba todas atividades realizadas pelas forças bélicas do do país em prol da devesa da federação, todo jovem brasileiro do sexo masculino ao adquirir maioridade deve obrigatoriamente se alistar para servir a armada nacional, além disso, estar presente  as fileiras de batalha é muito importante para a consolidação do caráter individual e social do indivíduo, por consolidar o espírito patriótico   fazer o soldado superar suas limitações,trabalhar em equipe, e ainda, ensina valores essenciais como coragem, respeito, solidariedade.

Todo homem brasileiro que optar por servir um das forças armadas da nação, é claro levando em consideração a localidade  onde o  cidadão reside em relação a disponibilidade do serviço, dando preferência a centros de treinamento mais próximos. Como já foi dito, o alistamento tem cunho obrigatório, no ano em que completa 18 anos o jovem deve comparecer a ajunta militar de seu município entre 1 de Janeiro até o último dia útil em Julho.

exército
Fique atendo as faixas etárias limite para o ingresso no exército brasileiro

Quanto a idade máxima para entrar no exército varia de acordo com a forma de ingresso do candidato, para serviços obrigatório o limite se estabelece nos 30 anos, aqueles que tentam o concurso para Sargento não podem passar dos 23,  já se for por intermédio da escola para cadetes a faixa etária não pode extrapolar os 20 anos e algumas outras areas que exigem o nível superior só é possível concorrer atualmente até os 32 anos, Contudo, algumas mudanças na legislação brasileira podem alterar esse quadro de idade.

Em 2012 uma querela a respeito das faixas etárias para ingressar no serviço militar tomou forma no mecanismos legislativos, O TRF instaurou que os limites para a aquisição na carreira armada deveria estar patada na lei e não apenas nos editais como vem ocorrendo, para revogar a decisão a União recorreu ao Supremo Tribunal Federal, no arrastar desse processo a presidência da república levou até um compêndio de alterações ao congresso, o projeto de lei já foi aprovado na câmara  e agora está sobre analisa do Congresso Nacional.

O cidadão em dividida com o serviço militar, ou seja, que perdera o prazo de alistamento, não conseguirá experimentar sua cidadania plena, sendo impossibilitado de realizar varias operações legais. Quem estiver nessa situação deve ir ajunta militar o quanto antes, quitar a multa e alistar-se normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.