Hortaliças que gostam de sombra

As hortaliças são plantas da família das herbáceas que podem ter suas partes utilizadas na alimentação. Tendo como critério  a parte do vegetal que se come eles são subdivididos em tubérculos , raízes,  legumes e verduras. Os tuberculos e raízes são aquelas cujas partes utilizadas estão enterradas ao solo, já os legumes são aqueles onde a parte comestível está no fruto e na semente e as verduras são designadas assim por terem as partes verdes próprias para consumo humano.

horta planejada
Uma horta pode tanto sinônimo de saúde quanto de beleza.

Muitas pessoas gostam de produzir pelo menos uma parte de sua alimentação, com esse intuito fazem em casa mesmo uma  horta, no entanto, para que as hortaliças nasçam com saúde deve se ter alguns cuidados específico para cada espécie. Aqui no artigo focaremos em esclarecer que tipos dessas plantas não gostam de sol desenvolvendo-se melhor na sombra.

Grande parte das hortaliças precisam de iluminação solar ou artificial algumas se desenvolvem melhor a meia sombra uma delas é a alface que não se desenvolve muito bem em climas com mais de 40 graus de temperatura, na sua fase adulta a planta precisa sim de sol, já as mais jovens devem ser abrigadas do sol da tarde, se o calor for extremo o ideal é cultivar a planta a meia sombra durante toda maturação, o mesmo tratamento pode ser aplicado para espinafre, couverúculamostarda e repolho. Além desses o nabo a couve-flor e o brócolis se desenvolvem bem também em ambientes mais assombreados.

Segundo estudos o cultivo na sombra não compromete em muito o desenvolvimento do vegetal, mesmo suas folhas não crescendo com tanto vigor o sabor continua normal sem comprometimentos, o melhor é que com o cultivo dessa maneira o indivíduo pode colher a hortaliça ainda em estado jovem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.