História de Ícaro

A mitologia grega encanta a todos que se dedicam a conhecê-la, principalmente os ocidentais que vêem nos gregos um dos pilares para nossa formação. Existem milhares de histórias magníficas sobre contos heroicos e trágicos da Grécia Antiga, entre eles um que ficou conhecido por seu final ambicioso e trágico, é a história de Ícaro.

Ícaro era descendente direto de Zeus, filho de Dédalo que era filho de Alcipe, uma das filhas de Ares, deus da guerra e filho de Zeus. Dédalo havia sido exilado por ter matado o seu sobrinho Talo e buscou refúgio em Creta junto ao rei da ilha, Minos.

A mulher de Minos, Pasífae, teve relações com um touro divino, dessa relação nasceu a criatura conhecida como Minotauro, Dédalo junto com o seu filho Ícaro construíram um labirinto para abrigar a criatura.

A história de Ícaro, ilustra a vida de um garoto que tinha o sonho de voar.
Mitologia – História de Ícaro.
(Foto: Reprodução)

O minotauro acabou sendo morto por Teseu, Dédalo e seu filho Ícaro acabaram ficando presos dentro do labirinto, pois Dédalo foi acusado de ter dado um fio para a princesa Ariadne que amarrado ao corpo de Teseu mostrava a saída do labirinto.

Buscando uma forma de sair de lá, Dédalo inventou asas artificiais, feitas de penas de aves presas em um suporte com cera de abelhas, depois de testar as asas, ele entregou um par ao filho o alertando para que não voasse perto do Sol, assim a cera derreteria.

Desobedecendo as ordens do pai, Ícaro voou perto do Sol e a cera de abelhas se desmanchou, derrubando o jovem no mar Egeu. Dédalo lamentou a morte do filho e voou para Sicília, onde foi acolhido pelo rei Cócalo.

Esse mito releva a verdadeira desobediência e ambição, por querer voar alto e perto do Sol, Ícaro acabou morrendo e sua história é lembrada até hoje. Servindo-nos preferencialmente como lição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.