Gato persa branco

Pelo que se sabe os gatos persas ficaram conhecidos em meados do século XVII, após o espanhol Pietro  Della Valle em suas andanças pela Pérsia, encontrar gatos exuberantes caminhando livremente pelas ruas, ele tomou para si um desses exemplares e tratou de apresenta-lo ao público europeu que passou a apreciar aquele animal pela maciez e brilho característico de sua penugem.

No entanto, o gato persa tornou-se mais popular entre os criadores do século XIX, principalmente após os cruzamentos realizados com espécimes da raça angorá e ser melhorado geneticamente, aumentando assim a variedade de cores chegando atualmente mais ou menos uma centena delas.

gato persa  branco neve
Os gatos persas além de lindo são companheiros amáveis e inseparáveis dos seus donos

Os gatos persas faz muitos donos principalmente nas grandes cidades, pois não são de produzir muitos barulhos, miando apenas esporadicamente e em tons baixos. Além disso é muito sociável estabelecendo fortes laços com seus criadores, sempre afável e meigos,  não necessitam de grandes espaços, por isso são ótimos para quem mora em apartamento e em locais pequenos.

O pelo é um dos pontos que merece maior ênfase quando o assunto são esses felinos, embora sejam espessos e longos e sedosos, exige cuidados mais específicos e maçantes, pois costumam embaraçar muito comprometendo a estética do animal. No demais trás por características as orelhas arredondadas, um nariz curto e achatado, pescoço igualmente curto, cabeça com traços arredados com bochechas proeminentes e um corpo em geral bem compacto. Tudo isso é distribuído em um peso que varia de 3 a 5 Kg levando em consideração o sexo do gato, já que as fêmeas são geralmente mais leves.

gato persa branco
Os gatos persas brancos de olhos azuis tem uma maior chances de sofrer com deficiência auditiva

Se você que comprar um gato persa van, isto é um gato com a cor branca abrangendo quase todo corpo é interessante estar atento a algumas particularidades, um van por via de regra necessita de pelo menos um progenitor branco, e não podem ter pais em tons sólidos. Um triste curiosidade em relação aos felinos persas brancos, é que quando possuem os olhos azuis, há uma grande chances de serem surdos, se apenas um olho for azul, a surdez pode ser parcial, afetando apenas uma das orelhas.

O preço de um filhote de gato persa branco, pode variar muito conforme a qualidade de sua linhagem, vendedores particulares vende gatos sem pedigree comprovado pela faixa de R$ 350,00, anúncios como este podem ser encontrados facilmente em sites de classificados na Internet,  animais de padrão assegurado podem ser encontrados por R$ 960,00 com criadores o profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.