Frases de padres para noivos

O Sacramento católico do Matrimônio é o ato legitimador perante Deus da união de um casal, o casamento em suas instância civil também ser como forma de reconhecer legalmente o ajuntamento das partes, que nos passa ideia de intimidade e interação, sendo encarado por muitas pessoas como um acordo contratual.

Para o catolicismo o rito é de importância ainda mais singular, o casamento e a fomentação de uma família segue os mais antigos preceitos da religião, enraizadas ainda sobre o seu mito fundador, o criacionismo, onde o primeiro casal humano foi criado pelas mãos do  Divino, constituindo uma espécie de casamento natural.

Mão de noiva com Noivo
Algumas palavras ditas pelo padre são muito importante para que a união entre o casal cumpra os dogmas católicos.

Assim o sentido primário do casamento é viver um pelo outro e gerar descendência, embora essa segunda parte tenda perdido força dentre os discurso moderno, é o pilar maior que sustenta a aliança, o amor mútuo serias as amarras. Para entender de forma melhor vamos analisar a essência etimológica  da palavra matrimônio, que tem origem em Mater que significa mãe, então o casamento pressupõe maternidade e prole.

Durante os ritos cerimoniais que formalizam a aliança entre os noivos e Cristo, o padre é a testemunha chave desse juramento, que prevê ao união, até que o laço da morte os separe, fica ali acordado que terão a quantidade de filhos que a vontade do Senhor ordenar. Para se casar é preciso antes cumprir outros dois sacramentos, a confissão, onde pedindo a redenção divina a todos os pecados outrora cometidos e a comunhão, que os noivos devem fazer mutuamente, entrando em estado de graça de maneira harmônica.

Falas do Padre na Cerimônia

No Decorrer da Cerimônia o Padre concede a benção nupcial, uma espécie de relembrar dos sentidos do casamento.

O Padre inicia as ritualizações proferindo a pergunta muito importante para o desenrolar do casamento, dirigindo se a todos os presentes pergunta se alguém ali sabe de algo que possa impedir a consumação daquele ato, sob a pena de pecado mortal para os complacentes com algum segredo pertinente.

Em seguida começa a leitura das clausulas contratuais para os noivos:” Sr. (nome do noivo) aceita a Sra. (Nome da noiva)  como legítima esposa, conforme ordena  a Santa Madre Igreja, até que a morte os separe?” Resposta: Sim. Em seguida a mesma pergunta é direcionada a noiva, que também deve responder sim, se quiser o cumprimento do sacramento.

Depois disso o eclesiástico usa a estola para cobrir as mãos dos já quase casados, que dizem um após o outro a seguinte frase: “Eu, (Nome do Noivo), recebo a vós, (Nome do Noivo), por minha legítima esposa (o), conforme prega a Santa Madre Igreja Católica, Apostólica, Romana.”

Dando sequência ao ato solene, o padre já se preparando para as considerações finais: “Eu vos uno no Matrimônio, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” encerrando com as benção das alianças e as orações de fechamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.