Formas de comunicação verbal e não verbal

Em nosso dia-a-dia usamos a linguagem verbal com tanta frequência que muitas vezes não pensamos tanto em formas não verbais de comunicação. Existem variadas formas de se comunicar e em muitas não precisamos da fala ou da linguagem escrita. A linguagem em si já abrange praticamente todas as práticas humanas. Mas se tratando de comunicação, podemos destacar algumas que são as mais conhecidas.

formas de linguagem verbal e não verbal
Formas de linguagem
foto: reprodução

Formas de comunicação verbal

Entre as formas de comunicação temos as duas formas mais usadas: a linguagem falada e a linguagem escrita. Ambas são usadas diariamente por quase todos e estão presentes por toda parte.

Formas de comunicação não verbal

Na comunicação não verbal nós utilizamos de outros signos para transmitir uma mensagem. Existem diversas formas de se comunicar não verbalmente, algumas delas são por gestos feitos por qualquer parte do corpo. Pode ser por desenhos, cores, símbolos, pela musica, tons de voz, mimica, dança, etc…

As linguagem não verbal está presente no dia-a-dia e compõe uma porcentagem até mesmo superior a linguagem verbal.  É uma forma de comunicação entre culturas diferentes por exemplo, o gesto de levar o dedo aos lábios é compreendido internacionalmente como um gesto de silêncio. A forma de linguagem não verbal é também utilizada por animais como o cachorro, por exemplo, que abana o rabo demonstrando que está feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.