Diferença entre Bolcheviques e Sovietes

O inicio do seculo XX foi marcado por ideias revolucionarias e conflitos. Vários ideais políticos surgiram e acabaram se conflitando. O capitalismo e o socialismo começaram a se gladiarem já nessa época.  A  ideia do socialismo se proliferou, principalmente na Russia ou a extinta União Soviética. A pensamento socialista se embasava em um tipo de governo voltado á população de massa. Todos os subsídios e toda economia pertenceria ao governo e o mesmo deveria distribuir as riquezas igualmente entre o povo.

soviéticos e o comunismo
Os Bolcheviques, na imagem, revolucionários que aspiravam a revolução comunista.

foto: reprodução

A ideia não era apenas implantar tal pensamento em uma nação, mas em todo o mundo. Dessa forma acabaríamos com as desigualdades e todos teriam acesso aos bens públicos, a população seria tratada de forma igual, entretanto implantar esse tipo de politica era algo realmente difícil. As pessoas de classe alta jamais desistiriam das suas riquezas para o bem comum, portanto vários grupos com diferentes ideias de socialismo foram surgindo.

Um desses grupos eram os Bolcheviques, formandos por revolucionários que buscavam a revolução comunista. Eles defendiam uma revolução socialista armada caso fosse necessário. Em 1917 mudaram o seu nome para Partido Comunista da União Soviética. Tiveram participação significativa em alguns conflitos,  alguns de seus pensamentos que  implantados, como a nacionalização dos Bancos e o regime unipartidário.

Os Sovietes eram corpos deliberativos, funcionavam como órgãos do poder, representantes do povo formados por operários e membros da classe trabalhadora. Era a parte mais democrática do regime socialista. Tais organizações surgiram em 1905 e mudaram toda a organização do povo trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.